top of page

5 Benefícios do BI para o Agrobusiness

Atualizado: 3 de mai. de 2021

O agronegócio está em um processo de ampla evolução e produtividade. O setor passa a utilizar a tecnologia em todos os campos, incluindo a gestão e neste contexto, o Business Inteligente (BI) oferece inúmeros benefícios.


Segundo a Cepa/Exala (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”- Exala), o investimento em tecnologia e demais melhorias para os processos do agronegócio gerou alta de 0,36% no PIB, nos cinco primeiros meses deste ano. O setor responde por 22% das riquezas produzidas ao ano, no Brasil.


As plataformas tecnológicas de inteligência de negócios facilitam o processo de tomada de decisões, ao utilizar metodologias e processos de análise de dados como ferramenta estratégica, potencializando a gestão e aumentando o lucro de organizações agrícolas.


A seguir confira os principais benefícios do BI para o agronegócio:


1. Gestão do negócio

Com o desenvolvimento empresarial e o chamado Big Data, surge à necessidade de utilizar relatórios para acompanhar indicadores como produtividade, finanças, vendas e outros específicos do negócio, como a previsão de condições climáticas futuras, por exemplo.


2. Unificação da operação

O BI auxilia a consolidar as operações, em cenários de desintegração, no qual a empresa enfrentava um universo de informações oriundas de todos os departamentos e/ou unidades. É comum ainda vermos processos manuais, que utilizam planilhas, separadas por departamento. Isto leva muitos dias, por vezes até semanas, para ser consolidado, não restando tempo para a análise de dados.


O que não permite que os gestores tenham uma visão única da organização, gerando desperdícios financeiros e produtivos. Em outras palavras, perdem-se muitas oportunidades de lucro.


3. Incremento de produção

Gerando muita produtividade, o BI ainda promove a redução de custos. Ao utilizar o BI, o agrobusiness faz uso de diversas ferramentas tecnológicas como GPS, drones, entre outros e estes dispositivos geram dados, que podem ser vantagens competitivas, ao apontar falhas de produção, tarefas sobrepostas, entre outros gargalos, além de oportunidades que não estavam sendo aproveitadas. Com o BI tudo é mais organizado, ágil e muito confiável.


4. Atualização em tempo real

A geração de informações é constante e, por vezes, é necessário realizar as análises de relatórios de maneira imediata. O BI permite, por exemplo, que sejam gerados gráficos e relatórios, permitindo ainda que a liderança possa tomar decisões durante as reuniões de gestão.


5. Orçamentos assertivos

A automação do orçamento integrada ao BI permite o acompanhamento e melhorias dos controles, garantindo que as projeções sejam assertivas. Desta forma, a informação passa a circular de maneira ágil, atualizada e confiável.


O BI permite que todos os dados, das áreas de produção, RH, contábil, financeira, logística, comercial, entre outras sejam integrados em uma base única de organização, análise e distribuição, facilitando projeções de cenários, antecipação de gargalos e busca por soluções, identificação de oportunidades de melhoria de negócio e de alcance de mercado, entre tantas outras possibilidades.

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


bottom of page