5 dicas para ter a melhor estratégia de BI

Atualizado: 2 de Ago de 2018


Continuando o nosso post anterior - aqui.


Vamos falar do próximo passo, após a implantação do BI, a estratégia de BI.

Implementar uma solução de business intelligence (BI) de forma adequada é apenas o primeiro passo rumo a uma estratégia eficiente de negócios baseada em dados. Aliás, segundo especialistas como Boris Elveson, VP da Forrester, implementar é a parte mais fácil no uso do BI.


O verdadeiro sucesso está na regularidade. Manter uma estratégia sólida, com funcionários e boas práticas ajustadas no uso destes sistemas é a garantia de que as empresas poderão colher benefícios contínuos, ganhando produtividade e competitividade no mercado.

Uma boa estratégia na gestão de soluções de business intelligence pode ser dividida em diversos passos, com base principalmente na governança dos dados e aperfeiçoamento contínuo de aplicações e processos. Aqui listamos cinco passos para os gestores de TI realizarem isso.


1. O BI deve estar a serviço dos negócios

O melhor uso das ferramentas de BI é a serviço dos departamentos da empresa - afinal de contas, elas não são uma ferramenta tecnológica e sim de negócios. Empresas que colocam seu BI nas mãos das unidades de negócio são as que mais tiram vantagem dessa inovação. Certifique-se que as ferramentas estejam simplificadas e integradas de forma ágil com os processos internos, e os resultados estejam sempre visíveis e para os tomadores de decisão da companhia.


2. Monitore a ajuste o quanto for necessário

Assim como os dados gerados por uma organização sempre mudam e são ampliados, a melhoria das aplicações de BI é um processo contínuo. Por isso, times de TI devem ser proativos no monitoramento e avaliação dos sistemas de inteligência de negócio.

Observando os padrões de uso dos dados realizados pelas unidades de negócio, a TI pode identificar dificuldades e propor melhorias para otimizar estes usos entre os diversos times da organização. Nem todo colaborador é capaz de fazer o melhor uso destas ferramentas, e a TI pode contribuir para que as melhores práticas estejam mais difundidas.


3. Qualidade supera quantidade

A possibilidade de analisar uma grande quantidade de informações para chegar às melhores decisões pode ser tentadora para os gestores. Entretanto, sem uma política robusta de validação de dados, empresas podem facilmente perder o fio da meada.

Segundo especialistas como Chris Hagans, VP da norte-americana WCI Consulting, é melhor contar com uma quantidade limitada de dados confiáveis do que uma quantidade grande de informações suspeitas.


Faz parte da estratégia de BI implementar mecanismos confiáveis de validação, acessando e cruzando diferentes bases de informação para responder buscas e evitar a entrada de dados errôneos. Além disso, é importante que esses mecanismos tenham a agilidade adequada, à medida em que sistemas podem utilizar os dados em tempo real.


4. Foque nos problemas do negócio, não nos dados

Um erro comum nas implementações de BI é o de achar que o foco principal está nos dados. Muitas empresas criam repositórios de dados, colocam uma camada de BI em cima e esperam uma solução milagrosa.

O melhor a fazer, porém, é focar nos problemas e necessidades do negócio, com eles orientando e fomentando a utilização de dados. A partir das necessidades da empresa, as melhores métricas podem ser estabelecidas e depois disso define-se a melhor utilização dos dados.


5. Esteja pronto para transformações

Uma estratégia bem-sucedida de BI antecipa movimentos de expansão e aperfeiçoamento. Por isso, com base nos insights dados pelas ferramentas de inteligência, gestores devem estar atentos às mudanças de prioridade no negócio e ajustar o plano do BI à nova realidade.

Desta forma, organizações devem saber quais são os insights mais úteis no momentos, trabalhando uma lista de prioridades que atendam primeiro às necessidades mais críticas do negócio, evoluindo com os usuários e suas demandas.


#bimachine #businessintelligence

127 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

Política de Privacidade

© 2020 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
Selo_Cubo_Startup.png
Logo Analytics.webp
martechs_512_2x.png