top of page

Analytics revoluciona a gestão do RH

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Uma solução de tecnologia não pode realizar a gestão de pessoas no lugar de um líder de Recursos Humanos, porém uma plataforma de analytics é capaz de muni-lo com as informações certas e desta forma, auxilia-lo a tomar decisões assertivas, o que facilita o trabalho da área, o torna mais ágil, promove retenção de talentos e evita a rotatividade, entre muitos outros benefícios.


No atual e acirrado mercado, reter talentos é uma vantagem competitiva. Neste sentido, a aplicação da tecnologia no RH pode ajudar a promover a gestão clara e correta, para além das emoções.


Uma plataforma de analytics aplicada à área de Gestão de Pessoas promove rapidez na visualização das informações da área, por meio de dashboards, com layouts claros e informações objetivas, que auxiliam a contemplar as visões gerais e detalhadas, referente a indicadores relevantes, como a retenção de talentos.


As soluções de analytics oferecem aos gestores de RH, num único local, todas as informações, com destaque para as principais, em cada time, dentro das organizações. O que inclui o panorama macro da empresa, a relação entre cada colaborador e sua produtividade, as admissões e demissões que estão refletindo o crescimento de um determinado setor, entre outras infinitas possibilidades.


A tecnologia permite também, detalhar o turnover, identificando padrões de rotatividade, ao analisar a efetividade do processo de recrutamento e o impacto da cultura interna.


Além disso, com a aplicação do analytics à área o controle de ponto deixa de ser uma dor de cabeça, ao indicar o padrão de ocorrências e onde elas estão concentradas, assim como sua evolução no decorrer do tempo, em diferentes perspectivas de análises.


Tema por vezes, crítico para a maioria das organizações, o banco de horas é um recurso por vezes utilizado e com a aplicação de analytics, o gestor pode não apenas visualizar de forma clara este quesito sem a necessidade de cálculos individuais, mas também que sejam indicados os motivos de cada saldo, positivo ou negativo. Além de analisar a necessidade de programas de folgas coletivas, por exemplo.


Avaliar o valor da folha e encargos, versus faturamento por colaborador interno, é um processo essencial para gestores de RH. Uma tarefa simples para uma plataforma tecnológica, mas que pode ser muito custosa e passível de erros, se realizada por meio da análise de planilhas e outras ferramentas tradicionais.


Com visões diferentes para cada nível hierárquico, uma solução de analytics aplicada ao RH permite que se opte por candidatos a serem contratados, a indicação de promoções e os funcionários que têm possibilidade de deixar a empresa, com decisões embasadas em evidências concretas e não confiando apenas na intuição.


Tudo isso, ainda auxilia e formaliza o reporte à liderança das organizações. Os cenários de análise e indicadores são essenciais para supervisores, gerentes e diretores de Recursos Humanos. Além disso, oferecem um filtro das informações para cada usuário, com diagnósticos personalizados de acordo com cada perfil.


A tecnologia de análise de dados também derruba diversas fronteiras, ao oferecer o acesso a dados atualizados, com aplicativos mobile, de qualquer local, com acesso ou não à internet. As soluções analytics conferem confiabilidade às informações, centralização e o monitoramento proativo, com alertas por e-mail, sms, app e por meio de workflow.


A inteligência analítica ou como é chamada no mercado, analytics, utiliza técnicas matemáticas e estatísticas, para criar modelos preditivos, ao utilizar a tecnologia machine learning, aprendizado de maquina em português, para auxiliar gestores a identificar padrões. De acordo com o Gartner, esse mercado deve alcançar a cifra de US$ 22,8 bilhões, até o ano que vem.


A tecnologia de análise de dados precisa deixar de ser percebida como voltada apenas para a liderança, já que em verdade, pode ser aplicada a todas as áreas e departamentos, incluindo o RH. Sua aplicação leva a redução de custos e identificação de oportunidades nestes times, que sem o uso de uma solução de analytics, se quer poderiam ser percebidas.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

86 visualizações0 comentário
bottom of page