top of page

BI é chave para se destacar e sobreviver na Analytics Economy - Para BIMachine

Atualizado: 30 de abr. de 2021


chave de crescimento growth

Vivemos em uma realidade onde as empresas mais valiosas do mundo são de tecnologia. E provavelmente muitos empresários já devem estar carecas de saber, mas é conhecimento comum que a sobrevivência de todo negócio, seja tradicional ou inovador, passa pela utilização de tecnologia para digitalizar e automatizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.


No meio dessa inovação toda, empresas estão se destacando ao basear sua estratégia tecnológica em torno do que é considerado um dos principais ativos desta nova realidade digital: os dados. Grandes companhias como Google, Facebook e Amazon construíram seu sucesso em cima da análise de todos os dados gerados em seus produtos, estabelecendo inclusive um novo tipo de modelo econômico.


Tomando suas decisões de negócio em cima da análise de dados estruturados e não estruturados (o chamado Big Data), com insights em tempo real, empresas inovadoras criaram o que chamamos de Analytics Economy, uma nova realidade de mercado baseada na informação e na cultura analítica.


business intelligence

Hoje, ter uma estratégia de negócios em torno do Big Data pode não ser uma novidade para as empresas. Segundo dados da Frost & Sullivan, o Brasil, ao lado do México, puxa a adoção de solução de analytics na América Latina. Em cima disso, inovações em áreas como mobilidade, CRM e marketing colocaram a utilização de ferramentas de BI no orçamento de diversas organizações. Aliás, até empresas não ligadas à internet utilizam a análise de dados para tornar os processos decisórios muito mais ágeis e precisos e ter uma gestão mais assertiva.


Ainda assim, existe um grande potencial para o uso de Business Intelligence para se destacar neste novo cenário da economia baseada em dados. Isso é o que aponta um estudo da consultoria norte-americana 451 Research, que levantou as principais estratégias das empresas líderes do mercado na utilização de suas informações.


bi

Segundo o levantamento, 96% das empresas que responderam ao estudo afirmaram que a análise dos dados gerados pelo uso de equipamentos - o Machine Data - é uma das maiores inovações para se diferenciar no mercado. Com base na análise das informações de uso em smartphones, computadores e outros dispositivos, empresas podem extrair informações valiosas, como padrões de consumo, localização e outras preferências do usuário. Das empresas entrevistadas no estudo, 54% delas já usam ferramentas específicas de Machine Data Analytics para melhorar seus insights de negócio.


Outra tendência apontada na pesquisa como um diferencial para a Analytics Economy é a agilidade no “time to market”, o chamado tempo que uma empresa leva para transformar uma ideia em produto. O uso do BI permite às empresas mapear seus processos de desenvolvimento com mais eficiência, melhorando o ritmo de inovação e entregando com mais rapidez. Segundo o estudo, questões como detecção de bugs e identificação de problemas de usabilidade podem ser facilmente resolvidos através da análise de dados de teste, por exemplo.


Não há como negar o valor do analytics e BI para os negócios das empresas. Ainda mais em um mercado onde inovações como IoT e Big Data tomaram o centro da economia de muitos setores. Os CIOs têm o desafio de aproveitar esse momento de transformação e usar o BI como base de sua melhoria, reconhecendo a importância dos dados como a própria internet hoje é importante para suas operações. Assim, não apenas elas serão capazes de se destacar no mercado, mas garantir a sua sobrevivência em um futuro cada vez mais tecnológico.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


68 visualizações0 comentário
bottom of page