top of page

BI para potencializar negócios


Protagonizar no mercado de trabalho atual é um grande desafio. Empresas que buscam se destacar em um cenário cada dia mais competitivo sabem que a transformação digital é um passo obrigatório. A análise de dados e o Business Intelligence oferecem a todo instante novos players e novas tecnologias que se atualizam a cada minuto.


Muito além da compreensão das tendências do segmento em que atua, uma organização deve compreender que investir em BI não é mais uma maneira de adquirir vantagem competitiva, mas uma condição para sobreviver.


Mas, o que de fato é a análise de dados eficiente? Podemos dizer que é a ação de preparar, organizar e transformar um conjunto de dados para extrair, deles, informações relevantes para empresas, grupos ou organizações, a fim de tornar a decisão estratégica final mais assertiva.


Em outras palavras, significa analisar os dados relacionados a um problema ou situação para identificar, a partir dessa análise, soluções e alternativas possíveis. Como o mercado de análise de dados cresce de forma exponencial, é muito natural que as organizações busquem maneiras de automatizar e escalar as análises.


Para isso, algumas missões são fundamentais. A primeira delas é descobrir como trazer uma quantidade crescente de dados para organizá-los e torná-los úteis para quem precisa analisá-los. Mas não é só isso, pois apenas ter a ferramenta que encontra esses dados e os organiza não é suficiente.


Aí entramos na segunda missão: após organizados e analisados, quem pode se beneficiar com essas ideias e como contextualizar essas informações, transformando-as em estratégicas de fato para o crescimento da companhia?


Para que esse processo ocorra de forma eficiente, aumentando a produtividade, reduzindo custos e potencializando a competitividade da empresa, é necessário apostar em uma plataforma de análise de negócios que oferece insights para toda a organização, provendo acesso imediato às informações estratégicas das organizações, independente do porte ou segmento em que atuam.


Estamos falando de uma ferramenta de BI. Quando precisamos tomar qualquer decisão é no BI que buscamos. Essa é a ferramenta padrão para decidir qualquer coisa dentro da organização. Assim, claro, os diretores não precisam solicitar um relatório de Excel e aguardar que seja feito. Os dados estão ali, em tempo real.


Entre os recursos disponibilizados por uma ferramenta eficiente estão as informações gerenciais apresentadas de forma rápida e visual, a possibilidade de criar apresentações interativas com as suas informações e compartilhá-las com quem você desejar. E, claro, criar painéis com suas análises, gráficos, mapas e KPI′s para visualizar os dados em um único local.


Para potencializar o ecossistema de BI, a plataforma deve prover alertas, criando um ambiente de gestão pró-ativo com avisos automatizados e notificações importantes sobre o negócio.


Ademais, todos esses recursos devem ser escalonados ao APP mobile para ter a informação na palma da mão do gestor, no momento em que ele precisar. Todos esses dados devem estar disponíveis em uma plataforma com conectividade, integração e análise.


125 visualizações0 comentário
bottom of page