Bussines Intelligence e Analytics movimentarão US$ 18,3 bilhões: Você não pode ficar de fora!

Atualizado: 8 de Mai de 2018

O mercado de software de Business Intelligence (BI) e Analytics movimentará US$ 18,3 bilhões em todo o mundo em 2017, 7,3% a mais do que em 2016, de acordo com a consultoria Gartner. Ainda segundo a empresa, até o final de 2020 esta cifra subirá para US$ 22,8 bilhões.



Um movimento de ascensão que não poderia ser diferente, dada a importância do BI para a gestão de negócios de todos os setores. Ferramenta poderosa para a criação de ambientes de análise que norteiam as decisões de negócio, a tecnologia de BI é fundamental para munir de informações e recursos gestores das mais diversas áreas de uma empresa – do comercial ao financeiro, do atendimento ao controle de materiais, do Faturamento a gestão de cobranças, entre outras.


Um software de BI completo permite entregar, a partir de dados analisados desde a origem, tabelas e gráficos capazes de nortear a tomada de decisões, beneficiando tanto gestores no momento de designar tarefas e estabelecer processos quanto equipes no ato de verificar informações, cumprir metas, prazos e KPIs, analisar históricos e dados correntes, e realizar trabalhos acerca de dados de forma colaborativa, interativa e integrada.


É importante salientar que tais funções são atribuídas a ferramentas de BI e Analytics atuais, alinhadas à tendência prevista pelo Gartner, que deixa de fora soluções de Business Intelligence tradicionais – aquelas voltadas à criação de relatórios, dashboards e visualizações de insights com base em dados e cenários passados.

Tendência: advanced Analytics:

O BI avançado, que se baseia na definição do Gartner de “Advanced Analytics”, traz a inteligência de negócios para a camada da mineração de dados (data mining) e Big Data, turbinando os métodos tradicionais de BI para possibilitar a visão de insights futuros. Em outras palavras, trata-se de uma tecnologia capaz de faciltiar a detecção de gargalos, o apontamento de prováveis falhas em processos a tempo de corrigi-las sem danos à operação, melhorar a visibilidade do negócio para projeção de cenários de potenciais fechamentos de clientes e recomendações de cross-sell, entre várias outras possibilidades.


Técnicas e ferramentas sofisticadas, que atuam sobre os dados da empresa para gerar insights aprofundados na operação e na estratégia, fazendo previsões, gerando recomendações e possibilitando a gestão com o poder da previsão: esta é a entrega do BI Advanced e do Advanced Analytics, cujo crescimento vertiginoso é agora objeto de pesquisa do Gartner.


Veja como a Miolo aumentou sua produtividade em 60% com adoção do BI.

Soluções avançadas de BI podem ajudar as empresas a descobrir insights e padrões em dados históricos que seriam impossíveis ao BI tradicional. Com isso, facilitam a previsão de características do próprio negócio, do mercado, da concorrência e do perfil/comportamento do cliente, permitindo melhorar as estratégias de Marketing, Vendas e demais.


Self service BI:

E dentro do universo do BI avançado, o self service BI surge como um conceito ainda mais moderno, permitindo às empresas adequarem o que há de melhor em tecnologia de inteligência de dados à exata demanda de cada momento de seu negócio.


Este modelo de BI garante o poder de ter informações, realizar consultas e análises e gerar reports personalizados a qualquer tempo, a partir de qualquer lugar, agregando inteligência à gestão de todos os setores da empresa em formato de autoatendimento, ou seja: o usuário ganha autonomia e agilidade, sem perder de vista a segurança e a governança garantidas por políticas de controle de qualidade de dados, controle de acesso, recursos de privacidade, monitoramento e capacidade de gestão de todos estes itens.


Perspectiva:

O mercado de BI vai crescer mais e mais nos próximos anos, isso é fato. Conforme o Gartner, novos fornecedores inovadores e estabelecidos vão direcionar a próxima onda de disrupção deste segmento, e soluções surgirão com ainda mais recursos de detecção e enriquecimento de dados, aprendizado de máquinas e a automação do fluxo de trabalho.


As organizações precisam estar preparadas para este cenário de inteligência crescente. Equipar-se com soluções capazes de acompanhar estas tendências, mantendo as empresas em linha com o que há de mais avançado em BI e Analytics é crucial para manter-se competitivo.


Cada vez mais, o BI será um aliado forte da automação dos negócios, poupando tempo e ganhando força, integração e poder de decisão e execução para as corporações dos mais diversos portes e setores.


Você não pode ficar de fora.


E-book gratuito - Como ampliar suas ofertas com Apps Analytics.

#bimachine #businessintelligence #mercado #businessanalytics

31 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png