Como Business Intelligence revoluciona o SCM?

Como Business Intelligence revoluciona o SCM?

Atualizado: Jun 4


O uso de ferramentas de Business Intelligence vai muito além do papel de reunir e reportar dados da operação para a tomada estratégica de decisões. Estas soluções já possuem recursos de inteligência capazes de otimizar diversas áreas do negócio, tornando a operação mais ágil e assertiva.


Áreas como a gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), nas quais automação de processos e precisão nos dados fazem diferença, aproveitar os benefícios do BI pode gerar resultados significativos.

A análise é de Ana Thesing, CMO da BIMachine, empresa especializada em self-service BI.


“Sistemas de SCM podem ser bastante complexos, com diversos elementos rodando simultaneamente. Isso pode gerar silos de informação, o que torna difícil a captação e análise dos dados gerados”, afirma a executiva. “Ferramentas de Business Intelligence podem ajudar muito na coleta e cruzamento das informações, possibilitando uma visão holística das operações, entregando benefícios em praticamente todas os estágios da cadeia de produção e eficiência de custos para o negócio”, complementa.


A especialista lista três segmentos em que o BI integrado a soluções de SCM pode potencializar os ganhos de negócio.


PlanejamentoO BI pode assumir um papel essencial no planejamento e gerenciamento das demandas, ajudando a determinar o volume de produção necessário para a empresa atingir seus objetivos comerciais.


“Analisando dados de mercado e do histórico da própria empresa, ferramentas de BI podem prever padrões de consumo dos clientes e assim ajudar a determinar os recursos necessários para atender à demanda”, comenta Ana.

Distribuição

Garantir que o produto chegue ao cliente com o nível de satisfação adequado é outro desafio constante das empresas.


Segundo a CMO, com soluções de Business Intelligence, é possível rastrear as frotas de distribuição e assegurar que elas estão atendendo os SLAs previstos. Caso existam problemas, o BI também pode identificar empecilhos externos (estradas ruins, mau tempo) afetando a qualidade das entregas de forma automatizada e sugerir melhorias para os tomadores de decisão.


Inventário

Ao incluir dados de inventário na estratégia de BI, empresas podem otimizar suas estratégias de vendas para aumentar o lucro.


Sistemas de inteligência de negócio podem ajudar empresas a mover seus estoques de forma mais eficiente, identificando oportunidades para a vendas destes itens de forma proativa. Isso também vale para a gestão de matérias-primas para a produção, tornando mais ágil a identificação e localização de itens, assim como o processo de reposição.


“Estes são apenas alguns dos cenários em que o Business Intelligence pode transformar a estratégia de supply chain de uma companhia. Com a estratégia adequada, composta por uma solução bem implementada e profissionais educados a trabalhar os insights apresentados pelo BI, fatores antes isolados na cadeia de produção podem ser transformados em ativos valiosos para a tomada de decisão e otimização de processos”, declara a executiva.


Artigo publicado pelo Infor Channel em 28 de Agosto de 2018.

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #plataformaanalytics

0 visualização
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png