Como o BI pode ajudar a "bombar" suas mídias sociais

A maioria das pessoas conhecem o termo Business Intelligence como uma forma que as empresas analisam dados com o intuito de ter mais assertividade estratégica em seus negócios. Social Media, por sua vez, é uma das tecnologias mais quentes do momento para muitas empresas justamente por sua capacidade única de levantar dados de clientes e organizações.


Entretanto, muitas companhias ainda não aproveitam o potencial deste grande volume de dados gerado por redes como Facebook, LinkedIn e Instagram. É por isso que o uso de ferramentas de BI pode abrir novos caminhos para melhor utilizar Social Media. Empregar BI em mídias sociais pode ajudar empresas a otimizar suas métricas de busca na web (SEO), aumentar o entendimento da experiência do usuário e afinar ainda mais o posicionamento do negócio nestes canais.


Por essas e outras razões, é importante que as empresas entendam como redes sociais e o Business Intelligence caminham lado a lado, extraindo informações valiosas sobre os clientes e mercado, gerando oportunidades de receita e dando mais subsídios para estratégias vencedoras de marketing e vendas.


As grandes companhias globais já usam o poder das ferramentas de BI para gerar impactos positivos junto a seus clientes através das redes sociais. Para as empresas que ainda desejam iniciar uma estratégia assim, aqui vão alguns benefícios importantes para incentivar a mudança.


Ganhar seguidores fiéis

Dentro da realidade dos seus seguidores, empresas podem desenvolver comunidades capazes de gerar mais conteúdos úteis para análise, através do engajamento. Muito pode ser aprendido quando empresas usam sua marca para unir pessoas através de ações - e neste caso, o espaço das redes sociais é perfeito. Isso, aliado ao uso do BI, pode ajudar gestores de marketing a ter novas perspectivas e melhores práticas para atingir seus clientes com máximo resultado.


Observar a concorrência

Já que muitos dados nas redes sociais podem ser visualizados de forma pública, é possível ver o que as empresas concorrentes estão fazendo sem maiores problemas. Isso dá a oportunidade para detectar tendências e mudanças de "temperatura" no mercado através de números de acesso e engajamento, o que pode ser analisado com máxima eficiência com o BI. Ao observar as melhores (e piores) práticas dos concorrentes, novos insights podem ser gerados.


Analisar a demografia dos consumidores

Com o uso do BI, não há lugar melhor do que as redes sociais para analisar esse tipo de informação. Dados como idade, localização, renda e outros podem ser relacionados com ações como os likes, comentários e outros, traçando perfis mais precisos de identidade entre o público.


Otimizar a estratégia de conteúdo

As redes sociais são o melhor lugar para detectar quais os conteúdos que mais atraem e são úteis para os clientes. É fácil observar o que se tornou viral e o que foi ignorado. O uso de BI, observando tanto a estratégia de conteúdo da empresa, assim como de outras empresas, pode ajudar a pensar nos melhores conteúdos, com os melhores resultados.

Ser mais assertivo nos anúncios pagos


Nas redes sociais, os melhores anúncios pagos são aqueles que são feitos para um público-alvo certeiro - no caso do Facebook, é uma das opções mais utilizadas pelas empresas, pois otimiza a entrega do conteúdo pago para pessoas que podem ser mais interessadas em determinado produto ou serviço. O uso do BI possibilita às companhias criar anúncios focados em públicos específicos e aplicar estes ajustes na estratégia de divulgação paga nas redes sociais. Este tipo de inteligência é chave no cenário atual do marketing.



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