top of page

Integração Business Intelligence, Business Analytics e ERP: o que você precisa saber

Atualizado: 6 de jun. de 2018

A integração do Business Intelligence, Business Analytics e ERP é daqueles mantras que já está até manjado: todo mundo sabe que é necessário.


O mais curioso é que, apesar de tanto se falar no assunto, não são todas as empresas que realmente promovem esta integração. Por quê?


integração business intelligence business analytics e erp

Provavelmente, por desconhecer as vantagens deste alinhamento. E, aproveitando o início de ano, vamos indicar algumas considerações que comprovarão mais uma vez o valor deste movimento. Um valor, aliás, inestimável, já que se traduz em ganho para todas as áreas do negócio.

O estudo Panorama Mercado de ERP no Brasil, do Portal ERP, mostra que este ano 44% das empresas farão investimentos em ERP, seja adquirindo um novo, fazendo upgrade do sistema para a versão mais atual ou comprando novos módulos.


Já em Business Intelligence (BI), Business Analytics (BA) e Big Data, só no Brasil serão investidos US$ 965 milhões em 2018, de acordo com o estudo da Frost & Sullivan.


Uma coisa leva à outra: a tendência de crescimento das duas áreas é simultânea não por acaso, mas porque, juntas, tais tecnologias auxiliam os negócios enormemente. Muito mais do que isoladas.


INTEGRANDO AO BUSINESS INTELLIGENCE

Integrado ao ERP, um Business Intelligence (BI) pode trazer insights a partir dos dados que as fontes estruturadas da empresa já contemplam. Planilhas, sistemas, bancos, pontos de venda, pontos de campo, entre outros, todos são locais de onde as informações virão, dando base para os cálculos, gráficos, relatórios e planejamento do ERP e para os dashboards, reports e insights do Business Intelligence (BI). Juntar isso tudo é receita de decisões bem tomadas. É pavimentar o caminho para um ano de estratégia muito mais certeira.


INTEGRANDO AO BUSINESS ANALYTICS

Já a integração do ERP a sistemas de Business Analytics (BA) faz com que as informações atuais e diárias alimentem predições futuras, pavimentando o caminho para guiar ações mais focadas e decisões mais assertivas.


Business Intelligence, Business Analytics e ERP = ?

Passado bem analisado, presente bem calculado e futuro bem projetado. Receita de embasamento, qualidade de informação, análise ágil e decisão assertiva. Sinônimo de produtividade, agilidade, economia de tempo e recursos, ganho de espaço no mercado e conquista de público interno e externo.


Integração neste nicho não é mais recomendável. É impreterível.


integração business intelligence business analytics e erp

116 visualizações0 comentário
bottom of page