Quando falamos em otimizar a gestão de estoque é importante ter em mente que deve
ser levado em consideração é a utilização de sistemas de informação que, além de
automatizar os processos, contribuem para a tomada de decisão através da geração
de relatórios.
O Business Intelligence (BI) é essencial para a gestão e oferece uma visão ampla e
mais aprofundada dos números da operação, incluindo como realizar a gestão de
estoque e com isso, impulsionar suas vendas.
A maioria dos comerciantes já passou por situações como estoque parado e cheio de
mercadorias da coleção anterior, vendas que não ocorrem pela dificuldade em
atualizar o conjunto de produtos, dificuldade em fazer pedidos assertivos, evitando
sobras ou faltas, entre muitos outros.
Superar esses problemas é algo complicado para quem precisa trabalhar e pagar as
contas, os funcionários, o aluguel do ponto, manutenção da loja e etc.
Diante destas dificuldades, listamos a seguir quatro medidas que têm por objetivo
facilitar a vida do varejista, com experiência no ramo ou não e, oferece mais lucro.
1. Negociação com fornecedores
Negociar de maneira ampla com os fornecedores é uma atitude assertiva. Realize a
curadoria do mix de produtos, pré-definindo o que será disponibilizado com base em
indicadores de venda, de giro e de margem.
Estes indicadores devem se originar na própria varejista e também nos fornecedores,
que são conhecedores do mercado. Além disso, é importante contar ainda, com uma
consultoria da qualidade para auxiliar na expertise do negócio.
2. Smart Estoque
Por meio da tecnologia, trace um plano de compras e caso seja detentor de uma
marca, ofereça todo o planejamento de compras para o franqueado, isso auxilia no
incremento da velocidade de giro do estoque.
Existe no mercado, uma metodologia chamada ‘open to buy’, que libera espaço no
estoque para comprar e pode otimizar o estoque de 12 meses, em quatro e desta
forma, o lojista mantém a quantidade de produtos na quantidade necessária.
Caso o lojista compre muito, precisará liquidar a mercadoria e com isso, pode perder
margem. Porém, caso compre pouco, pode e certamente irá perder vendas. O seu
planejamento de compras deve regular o seu estoque.
A mesma razão vale também para o varejista, que está transformando sua loja em
uma franquia. Neste sentido, a primeira etapa passa pela diminuição do estoque
existente e parado, utilizando promoções. Então, já diante do montante adquirido, o
novo franqueado poderá comprar bons produtos, com base no planejamento da marca
que será franqueado e então, voltará a lucrar.
3. Webportal para compras
O sistema tecnológico deve utilizar ferramentas que eliminem a necessidade das
visitas do representante do fornecedor dentro do varejista, seja franqueado ou não.
Um website voltado para realizar compras oferece sugestões de pedidos prontas, de
maneira ágil. Tanto melhor se este pedido puder ser realizado em todos os
dispositivos móveis, seja desktop, celular, tablet, laptop, etc.
Desta forma, o franquiado ou o comprador varejista não precisa ter experiência em
compras, já que a sugestão é oferecida pronta, com base na estratégia da
franqueadora ou da marca revendida.
Trata-se de uma excelente opção para investidores que não estão acostumados a lidar
com o mercado varejista, conferindo assertividade ao pedido e segurança na
transação, seja para o lojista ou para a marca.
4. Utilize todo o poder do BI
Um sistema integrado de tecnologia da informação é crucial para que forneça ao
franqueado ou lojista, em tempo real, dados e informações que dizem respeito ao
estoque, vendas, giro de produtos e desempenho da loja.
Esta ferramenta deve proporcionar ainda ao varejista, segurança ao realizar suas
compras e a gestão do estoque na sua praça de atuação.
O BI fornece uma visão ampla do seu estoque e dados precisos para que possa tomar
com tranquilidade as decisões de compra. De maneira geral, a solução tecnológica
beneficia a gestão do estoque, já que o espaço usado passa a ser otimizado e o
controle de perdas é mais efetivo.
Além de entender o planejamento de vendas e saber com exatidão quais e quando os
produtos serão vendidos, ainda é possível averiguar se o estoque disponível atende
todo o planejamento de vendas e, caso não atenda, o BI indica ao setor de compras a
questão, oferecendo dados precisos sobre a demanda futura.
O BI é capaz de oferecer informações consistentes e concisas não apenas sobre a
operação, mas também a cerca das decisões e estratégias que devem ser tomadas
para alcançar resultados positivos de negócios.
Comments