O mercado anuncia: BI e Analytics são o investimento da vez

Análises inteligentes, profundas e bem direcionadas de dados são fundamentais para o sucesso na condução de processos de todas as áreas de uma empresa. Isso se faz com BI e Analytics.



Esta é uma máxima que o mercado está, cada vez mais, demonstrando: segundo um estudo da Forbes Insights, quase dois terços dos 449 executivos entrevistados veem na análise de dados self-service uma vantagem competitiva importante e que 60% das empresas planejam acelerar seus investimentos em BI self-service e Analytics no curto prazo.

Já na pesquisa do Portal ERP,  em que quase 5.000 empresas responderam sobre o Panorama do Mercado de ERP no Brasil as companhias ouvidas têm foco principal de investimentos imediatos,  ferramentas de dashboards e cockpits e análise de dados.


Quando perguntado: Qual será o foco principal de investimento da empresa? As respostas foram: 1° colocado – Extração e Análise de dados (Big Data / BI / Analytics) 25% 2° colocado – Indicadores Estratégicos (Dashboards / Balanced ScoreCard) 23%

Então, para 48% das empresas o investimento em recursos analíticos é uma necessidade urgente e convicta.

Dos ouvidos pela Forbes, 50% acreditam que o BI Self-Service ajude a encontrar informações das mais valiosas para o negócio, já que este modelo permite elencar funcionalidades diretamente ligadas às demandas reais de cada momento das empresas.


Ainda de acordo com o levantamento da Forbes, as empresas estão mais propensas a investir em softwares de Business Intelligence (BI) e APPs Analytics que permitam analisar informações a partir de qualquer dispositivo, ou seja: o conceito em nuvem será cada vez mais o favorito dos gestores, por possibilitar acessar dados fundamentais para nortear operações e decisões a partir de qualquer lugar, a qualquer tempo.


APPs Analytics

Mas por que o interesse em APPs Analytics?

Primeiro, segundo as pesquisas, por questões de praticidade e governança, já que em companhias dos mais diversos portes e setores há geração de informações em fontes variadas, mas que precisam ser centralizadas e analisadas em uma ferramenta única, que facilite o acesso, classificação e uso para melhorar processos e decisões.

Sendo assim, o modelo de APPs Analytics, em que a empresa investe nos módulos que melhor a atenderem a cada etapa de seu ciclo estratégico, funciona melhor do que o investimento em ferramentas completas, caras, que serão subutilizadas e não trarão o retorno necessário em geração de dashboardsúteis para o negócio.

Enquanto muitos tentam ser o próximo boom do mercado, há um enorme espaço, uma demanda latente para Apps Analytics que resolvam problemas da rotina das empresas.


DADOS SEGUROS

Ainda de acordo com as pesquisas, para os entrevistados um dos principais quesitos na escolha de um BI é a segurançaIntegridade de informação e confiança ao usuário: estes são quesitos básicos para que o BI permita aos usuários explorar o conteúdo analisado de forma a gerar e usar insights para direcionar ações e tomar decisões que levem à melhoria de processos, à automatização de rotinas e consequente liberação de recursos para funções estratégicas e ao crescimento dos negócios.


NA MEDIDA EXATA

O BI oferece melhoria na visualização e gerenciamento de dados. O formato self-service traz o abono da precificação otimizada, garantindo aliança entre o investimento feito e o real uso das soluções contratadas. Desta forma, o mercado mostra que está, sim, propenso a investir em tecnologia para os negócios, desde que esta seja inteligente – no conceito, na precificação, no uso e, principalmente, no resultado trazido. Qualquer outra abordagem é pouco aliada à necessidade das empresas atuais.


FORNECEDORES, BUSCANDO AJUDA

Sabemos que desenvolver um ambiente Analytics próprio ou ainda integrar uma opção free sem governança de informações, com o passar do tempo se torna um pesadelo. Outras alternativas, como players internacionais se tornam caras e a distribuição em sua carteira de clientes não se torna flexível comercialmente. Além disso, tem o problema da oscilação cambial, tornando-se uma verdadeira dor de cabeça a cada novo fechamento.

Pensando nisso, criamos a plataforma BIMachine, um ambiente completo para criação de aplicaçõesanalíticas (analytics) em Cloud, com ela podemos desenvolver, homologar e ofertar aplicações analíticas para os mais diversos segmentos e portes. Desenvolva uma vez e replique para sua carteira e se necessário customize caso a caso. Rápido, fácil e muito rentável.


Conheça a BIMachine, a maior plataforma analytics da América Latina. Solicite uma demonstração agora.


#bimachine #dados #analises

32 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

Política de Privacidade

© 2020 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
Selo_Cubo_Startup.png
Logo Analytics.webp
martechs_512_2x.png