Para um segundo semestre de sucesso, aposte em BI

Atualizado: Mai 3

O mercado atual, extremamente volátil e complexo, demanda atenção total às operações de gestão, produção, vendas e de todas as áreas, de forma simples, ágil e flexível o bastante para estar em linha com as novas exigências dos atuais consumidores. Para acompanhar o ritmo da economia e manter a competitividade, investir em tudo o que incremente o poder de gestão é fundamental.


Dentre estes incrementos, a tecnologia de análise de dados é uma das apostas mais certeiras. Capazes de melhorar o trabalho das empresas com base em informação, gerando insights que podem impulsionar as tomadas de decisão, sistemas de Business Intelligence e Business Analytics podem ser a alavanca necessária para recobrar o impulso diante da tímida retomada do mercado nacional, que se encaminha, segundo entidades como a FIERGS, para um segundo semestre de melhoria nos índices de otimismo e

crescimento.


Alguns segmentos, como a indústria, já vêm demonstrando este fôlego: no 1S09, a indústria gaúcha, por exemplo, teve alta de 2,7% no Índice de Desempenho, em relação ao mesmo período do ano passado. Um resultado favorecido por um ambiente com juros menores, inflação estável, diminuição do endividamento das famílias, entre outros fatores.


Em âmbito nacional, há uma tendência adicional das empresas que têm se movimentado no sentido de se reinventar. A inovação nos negócios, produtos e serviços, deixou de ser uma opção para as organizações e passou a ser uma necessidade. Um desafio que pode trazer grandes resultados, mas que, se não for acompanhado por parceiros de confiança no arcabouço tecnológico e consultivo, pode guardar armadilhas.


Um caminho seguro para acelerar a disrupção nos negócios é a adoção de soluções de BI e BA alicerçadas por fornecedores com respaldo de mercado, cujas carteiras de clientes deem mostras de competência no atendimento a segmentos e portes variados e cujas equipes contem com capacidade comprovada no alinhamento e atendimento das demandas de cada empresa.


Nesta configuração, tais tecnologias podem auxiliar, e muito, na gestão dos negócios, tomada de decisão, obtenção de novas oportunidades, redução de custos e, como consequência, aumento de vantagem competitiva e do tão almejado lucro, baseado no retorno sobre o investimento.


Com a utilização de soluções de análise de dados as empresas podem transformar suas informações em ativos valiosos, gerando o compartilhamento de dados entre todas as áreas, liderança e operacional.


O BI e a análise de dados promovem o auxilio no planejamento da gestão e tomada de decisão assertiva, minimizam erros e retrabalhos, aperfeiçoam métricas e indicadores, além de ajudar na melhoria das ofertas e do atendimento, ajudando a aumentar a atração e fidelização de clientes e a promover o ganho competitivo.


Para se destacar no desafiador cenário atual, é preciso aproveitar o momento de retomada da economia com base em muita informação e, principalmente, no tratamento e aproveitamento adequado deste conteúdo.


Indústria, varejo, agronegócio, serviços... Não há atividade que não possa se beneficiar do uso do BI e do BA. Afinal, o insumo básico de todos os negócios é o mesmo: dados. E na esteira do crescimento, o bom uso destes seguirá sendo fonte eterna de competitividade e lucro.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #dados

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo