Promoções podem gerar prejuízo. Mas com BI, o lucro pode chegar a 95%

Atualizado: 24 de Jul de 2018



Muito cuidado na hora de criar suas promoções. Descontos com o objetivo de atrair clientes nem sempre podem ser positivos para a sua organização. De acordo com estudo da Kantar Worldpanel, mais de 60% dos descontos praticados no Brasil estão além do ideal.


No entanto, é possível saber qual a melhor medida para realizar promoções inteligentes, sem perder dinheiro.


A mesma pesquisa apontou um cálculo baseado em fatores diversos, que parte do valor original do produto, somado a informações da média de descontos, entre outras variáveis.


MAIS DO QUE O NECESSÁRIO

A equação demonstra aos varejistas se estão excedendo o recomendável na hora de formar o preço promocional do produto. Essa análise permite comparar com o percentual em prática no mercado, que em média é de 25%, mas pode alterar conforme o segmento.



COMO REVERTER?

Ainda que os abatimentos sejam realmente um atrativo para as vendas no negócio, não saber definir o desconto pode gerar mais perda do que ganho. A alternativa para reverter este cenário está no uso de tecnologia. Um software de Business Intelligence, contribui para que o lojista consiga identificar diversos pontos de seu negócio, referentes ao desempenho de todas as áreas envolvidas e ao seu público.


BI AJUDA, E MUITO!

O BI possibilita ao lojista entender claramente os custos, performance, variáveis de mercado e do empreendimento, além de traçar perfis de compra e de comportamento dos consumidores. 


Com esta tecnologia, gestores podem criar promoções inteligentes, desenhadas de acordo com o perfil específico dos compradores de cada estabelecimento e alinhadas a estratégias de custos e ganhos da sua empresa. 


Ter este poder de análise sobre dados e cenários, significa uma vantagem frente a concorrentes que não usam esta tecnologia, e oportunidade de conquistar mais mercado e mais dinheiro.


BI PARA LUCRAR ATÉ 95%

A tecnologia de BI representa uma oportunidade muito grande para os varejistas de elaborar uma estratégia assertiva de descontos para o consumidor. Com as informações corretas, a expectativa de lucro pode chegar a 95% contra 5% de chance de prejuízo. Gestão de sucesso nas ações promocionais do varejo.


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