top of page

Qual a ligação entre o BI e o empoderamento?

Atualizado: 30 de abr. de 2021


Munir todos os usuários-chave com dados e ferramentas para melhorar decisões: isso é empoderamento.


Empoderamento é uma das palavras de ordem do momento. E o BI não fica fora desta onda. Afinal, se tem alguém que precisa ser empoderado, é o usuário de tecnologia.

E como o BI faz isso? Literalmente, dando poder – sim, é óbvio, mas também é necessário: com Business Intelligence da chamada Terceira Geração, usuários de todas as áreas de negócio passam a ter meios e ferramental para analisar dados pertinentes a suas operações, e, com isso, empoderam suas decisões e ações.

Um empoderamento que galga departamentos e culmina em melhorias e crescimento para toda a empresa.


Business image created by Katemangostar - Freepik.com

EVOLUÇÃO

Ao passo que, na primeira geração do BI, a extração de dados passava obrigatoriamente pela TI, demandando esforço e tempo dos profissionais desta área, as duas gerações sequentes foram diminuindo esta dependência, até chegar ao ponto atual, em que não é necessário envolver a TI neste processo: o BI permite que usuários de qualquer setor extraiam e analisem dados, deixando a TI livre para cuidar somente de suas atividades-core, aquelas essenciais para manter a infraestrutura dos negócios rodando, e para trabalhar de maneira mais estratégica, e menos operacional.


APERFEIÇOAMENTO

Na atual geração do BI, existe uma maior democratização do acesso aos dados, bem como aos recursos de tratamento e análise dos mesmos. Nisto entra forte a questão do Data Literacy, mas este é tema para um próximo artigo aqui no blog - aguarde.

E isso é o que transforma executores de tarefas em colaboradores estratégicos. É o que leva funcionários e equipes de um patamar puramente operante para um nível de contribuição para a gestão e expansão do negócio.


EMPODERAMENTO CONTÍNUO

Empoderar é dar capacidade e recursos para uma melhor atuação. O empoderamento passa pela ampliação do horizonte de colaboração, integrando indivíduos ao todo de maneira construtiva. E o BI está na base, no andamento e no topo de tudo isso.


PODER E GESTÃO

Inteligência de negócios é poder de decisão. Investimento em BI é incremento dos skills de toda a empresa.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


117 visualizações0 comentário
bottom of page