Redutores IBR investe em BI para melhorar gestão

Artigo publicado no portal IP News em 17 de agosto de 2020.


Em poucos meses, a experiência com o BI já vem trazendo benefícios à IBR, como maior facilidade no acesso aos dados, agilidade nas análises e assertividade na emissão de relatórios.

A IBR Redutores, empresa com sede em Caxias do Sul-RS e atuação nacional, especializada na montagem e venda de motorredutores, redutores, motores e outros produtos relacionados à movimentação de máquinas e equipamentos, investiu em tecnologia para melhorar seus processos de gestão em diversas áreas: desde o faturamento, até a análise de desempenho comercial, avaliação de concorrência, entre outras.


Conforme Tiago Neumann, proprietário da IBR, cerca de 60% do corpo de funcionários da empresa é focado em funções administrativas.

“Ou seja, temos um foco muito alto em gestão. Para nós, este é um ponto crucial, e por conta disso fomos ao mercado em busca de uma solução que nos auxiliasse na análise de dados para melhoria das tomadas de decisão”, comenta o executivo.

Neste processo, a empresa optou pelo BI, e, dos fornecedores analisados, escolheu a BIMachine. Segundo Neumann, a decisão se baseou nas possibilidades de customização trazidas pelo software, que dão mais liberdade às equipes da IBR para adequarem o uso do sistema às exatas demandas da companhia.

“O BIMachine não foi o software mais barato que encontramos, mas foi o que entendemos que nos traria o melhor custo-benefício, especialmente em termos de autonomia. Com ele, temos a liberdade de customizar, fazer alterações por conta própria quando necessário, o que nos dá mais agilidade ao analisar mercados, concorrentes e outros itens, tudo com base em dashboards muito claros”, afirma o proprietário.

O uso do BI iniciou por análises relacionadas ao faturamento da empresa, evoluindo para o desempenho de representantes, setor de vendas, emissão de pedidos e orçamentos, financeiro, análise de inadimplência e outros indicadores da área. Mais tarde, a ideia é evoluir para a parte de produção, marketing, análise contábil e setor de qualidade.


Em poucos meses, a experiência com o BI já vem trazendo benefícios à IBR, como maior facilidade no acesso aos dados, agilidade nas análises e assertividade na emissão de relatórios.

“Hoje podemos emitir relatórios diversos e fazer comparações entre eles sem precisar de várias planilhas, várias formas de controle dos indicadores, como era antes. Antes, conseguíamos analisar um dado isoladamente, mas não podíamos fazer comparativos, análises, conjuntos. Não conseguíamos, por exemplo, ver o faturamento passado em comparação com uma previsão futura. Hoje, podemos fazer isso e o ganho estratégico é grande”, destaca Neumann.

Conforme Douglas Scheibler, CEO da BIMachine, dar às empresas a capacidade de utilizar o BI de acordo com suas demandas particulares e permitir que não somente especialistas em tecnologia, mas sim usuários de áreas de negócio, possam ter acesso ao sistema e, de fato, extraírem dele os dados de que necessitam e realizarem, por meio dele, as análises que auxiliarão em suas decisões, ações e tarefas é um dos focos principais da BIMachine.

“Nisto se baseia nossa política de Empoderamento do Usuário. Para nós, é imprescindível democratizar, nas empresas, o acesso aos recursos de análise de dados, geração de insights e direcionamento de ações e decisões. Acreditamos que este seja o caminho para construir e amadurecer uma cultura de gestão orientada a dados”, finaliza o CEO.

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #plataformaanalytics

Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

Política de Privacidade

© 2020 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
Selo_Cubo_Startup.png
Logo Analytics.webp
martechs_512_2x.png