BI na nuvem ou on-premise? Qual é a melhor escolha?



Embora o BI já esteja mais difundido entre as empresas, entregando insights e mais poder de decisão para diversas organizações, outras tantas ainda tem suas dúvidas sobre como começar esta transformação.

De um lado, temos soluções baseadas em nuvem, com sua capacidade de ser implementada com mais rapidez e de forma descentralizada da infraestrutura de TI do negócio. Por outro lado, muitas empresas ainda preocupadas com a segurança e governança dos dados, enxergam soluções implementadas dentro de cada - o chamado on-premise - com um olhar mais positivo.


Tanto o BI Cloud quanto o on-premise tem seus pontos positivos e negativos, que podem atender às diferentes demandas de uma empresa, de acordo com seu tipo de negócio ou tamanho. Aqui listamos algumas das principais diferenças entre cada um deles, que pode ajudar cada companhia a decidir qual o melhor para sua gestão de negócios.


Custo


Custo total de propriedade. Esta expressão, conhecida pela sigla em inglês TCO, representa uma das principais preocupações da maioria dos gestores de TI. Ter boas soluções, mas com pouco peso no orçamento, é uma prioridade.


No caso de soluções na nuvem, fornecidas como serviço (SaaS), o custo total de propriedade é menor. Por não estar em uma infraestrutura da própria empresa, funcionando em data centers descentralizados e compartilhados com outros clientes, o valor pago pela empresa é muito inferior, em comparação com o processo de usar um data center local.

Outras facilidade das soluções de BI na nuvem é a forma de pagamento. Em vez de altos valores na compra de licenças, com custo capital (Capex) o pagamento pode ser feito como um serviço, mensalmente ou anualmente, se tornando um custo operacional (Opex). Isso facilita a tomada de decisão de uma empresa para iniciar um projeto de BI.

Implementação


Soluções de BI Cloud possuem um alto grau de automação e usabilidade para todo tipo de empresa, o que reduz drasticamente o tempo de implementação. Em alguns casos, um software de BI pode ser implementado em poucos dias, podendo ser acessado de forma rápida via browsers ou aplicativos móveis.

Por outro lado, soluções on-premise podem ter implementações bem mais complexas e demoradas, mas podem ser ajustadas e customizadas de acordo com os processos de cada empresa. Além disso, por estar estritamente dentro da infraestrutura da empresa, o BI on-premise muitas vezes só pode ser acessado pelo funcionário que está conectado diretamente aos sistemas da empresa, que nem sempre estão conectados à nuvem.

Integração e escalabilidade

Embora algumas soluções de SaaS podem ter limitações quando se trata de integração, muitas deles já possuem recursos avançados de customização, com suporte a APIs para conectar o BI a outros sistemas da organização, como CRMs e ERPs.

Por sua vez, plataformas on-premise são mais simples de customizar e integrar às soluções já abrigadas na rede interna da empresa, com uma transferência de dados mais rápida.

Para escalar uma solução de BI no modelo SaaS, uma empresa só precisa ajustar o seu contrato de assinatura, e automaticamente o fornecedor fará o provisionamento dos recursos físicos necessários. Escalar soluções on-premises exige um maior planejamento e envolvem um alto custo, especialmente quando se fala do data center.


Segurança

Ainda existem profissionais de TI com suas dúvidas quanto à segurança dos softwares na nuvem. Entretanto, mesmo em uma estrutura compartilhada, soluções SaaS possuem um alto grau de segurança, com atualizações e monitoramento constante, outra preocupação que o cliente não precisa ter mais.


Por sua vez, as soluções on-premise podem ter uma maior governança de dados, guardando os dados da empresa dentro de uma estrutura local e não em um data center terceirizado. Entretanto, proteger estes dados envolvem um alto custo, tanto em soluções, quanto em equipe. Devido à este alto custo, não é raro ver empresas deixando de lado a sua segurança dos dados, se tornando vulnerável para possíveis ataques.


Embora existam diversos fatores a se considerar na hora de escolher uma solução de BI, hoje as soluções de inteligência de negócio na nuvem oferecem agilidade, flexibilidade e mais economia para as empresas, sem esquecer da segurança.


Por Augusto Fleck

CTO | BIMachine


#bimachine #businessintelligence #bi #onpremise #saas #cloud #escolhas

50 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png