Prever o futuro. Analisar o passado e, com isso, encontrar respostas para demandas, decisões e estratégias presentes.
Não, não estamos falando de tarô, nem de um mago adivinho. Mas sim de uma tecnologia que traz este poder para a realidade: o Business Intelligence.
Imagine ter todos os dados sobre as principais áreas e movimentos de negócios, além da possibilidade de analisar e gerar relatórios sobre o quê, quando, onde e por qual razão algo aconteceu nos processos da empresa, sejam fatores positivos ou negativos, com detalhamento de todas as informações. E tudo isso em uma plataforma única. Útil para aprimorar as estratégias das atuais e próximas ações? Sem dúvida! E também perfeitamente possível para quem tem BI.
A mina de dados que é ouro para os negócios
Aprofundando ainda mais, podemos falar na mineração de dados para gerar relatórios concisos, compartilhando análises com as partes interessadas a fim de que possam tirar conclusões e tomar as melhores decisões.
Com a possibilidade de comparar os dados de desempenho atuais e históricos, também é possível acompanhar a conquista de metas com o uso de painéis personalizados. Saber minuciosamente o que aconteceu em determinada situação, podendo realizar as perguntas específicas aos dados, pois o BI extrai as respostas e as transforma em representações visuais, como gráficos, diagramas e histogramas, o que facilita o consumo destas informações.
Na verdade, o BI foca em responder dúvidas sobre o negócio e faz isso de uma forma específica: analisando o passado para tomar decisões no presente e no futuro.
Business Intelligence na prática
Na prática, com uma ferramenta de BI é possível criar apresentações interativas com as informações sensíveis da empresa e compartilhar com quem for necessário. Os dashboards são gerados a partir de painéis com análises, gráficos, mapas e KPI′s para visualizar as informações em um único local.
Além disso, um ambiente de gestão proativo é criado através de alertas automatizados, podendo enviar notificações em tempo real sobre o negócio. Mapas com endereços cadastrados na sua origem ajudam na análise diferenciada do negócio em mapas georreferenciados.
Por fim, conectividade, integração e análise passam a ser os protagonistas da gestão, podendo integrar os dados de todos os diversos sistemas da empresa, realizando a conexão entre eles e gerando relatórios que oferecem uma visão abrangente do desempenho da organização.
Tudo isso para guiar uma jornada verdadeiramente data driven, que resulte em decisões assertivas que são a fórmula do crescimento para os negócios.
E falando em data driven, temos um convite para você: não perca o websérie: “Empresa data driven na prática”, que vai contar o que todo líder precisa saber sobre o assunto. Estreia no dia 17/06, às 10 horas, com apresentação do case de sucesso do Grupo Fiscal do Brasil.
Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!
Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.
Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.
Comments