top of page

BI: uma virada estratégica para seu supply chain

Atualizado: 30 de abr. de 2021

imagem xadrez estratéia supply chain managment

O uso de ferramentas de Business Intelligence vai muito além do papel de reunir e reportar dados da operação para a tomada estratégica de decisões. Estas soluções já possuem recursos de inteligência capazes de otimizar diversas áreas do negócio, tornando a operação mais ágil e assertiva.


Áreas como a gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), na qual automação de processos e precisão nos dados fazem uma grande diferença, aproveitar os benefícios do BI pode gerar resultados bastante significativos. Sistemas de supply chain podem ser bastante complexos, com diversos elementos rodando simultaneamente. Isso pode gerar silos de informação, o que torna difícil a captação e análise dos dados gerados.

Ferramentas de Business Intelligence podem ajudar muito na coleta e cruzamento das informações, possibilitando uma visão holística das operações, entregando benefícios em praticamente todas os estágios da cadeia de produção e eficiência de custos para o negócio.


planejamento

Planejamento

O BI pode assumir um papel essencial no planejamento e gerenciamento das demandas, ajudando a determinar o volume de produção necessário para a empresa atingir seus objetivos comerciais. Analisando dados de mercado e do histórico da própria empresa, ferramentas de BI podem prever padrões de consumo dos clientes e assim ajudar a determinar os recursos necessários para atender à demanda.

distribuição

Distribuição

Garantir que o produto chegue ao cliente com o nível de satisfação adequado é outro desafio constante das empresas. Com soluções de Business Intelligence, é possível rastrear as frotas de distribuição e assegurar que elas estão atendendo os SLAs previstos. Caso existam problemas, o BI também pode identificar empecilhos externos (estradas ruins, mau tempo) afetando a qualidade das entregas de forma automatizada e sugerir melhorias para os tomadores de decisão.


Inventário

Ao incluir dados de inventário na estratégia de BI, empresas podem otimizar suas estratégias de vendas para aumentar o lucro. Sistemas de inteligência de negócio podem ajudar empresas a mover seus estoques de forma mais eficiente, identificando oportunidades para a vendas destes itens de forma proativa. Isso também vale para a gestão de matérias-primas para a produção, tornando mais ágil a identificação e localização de itens, assim como o processo de reposição.


Estes são apenas alguns dos cenários em que o Business Intelligence pode transformar a estratégia de supply chain de uma companhia. Com a estratégia adequada, composta por uma solução bem implementada e profissionais educados a trabalhar os insights apresentados pelo BI, fatores antes isolados na cadeia de produção podem ser transformados em ativos valiosos para a tomada de decisão e otimização de processos.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


33 visualizações0 comentário
bottom of page