top of page

BIMachine e Comércio Exterior: parceria eficiente em qualquer lugar do mundo

Atualizado: 3 de mai. de 2021

A gestora de Marketing da BIMachine, Ana Paula Thesing, foi a convidada especial da live promovida pelo DA Taylor e Fayol, em parceria com o Intercomin e os DA’s de Comércio Exterior, na tarde do último dia 8 de abril. O evento teve como objetivo promover o engajamento sobre inovação, discutir ideias, e claro, compartilhar conhecimento.


Na ocasião, a gestão estratégica de tecnologia na busca por soluções inteligentes na área do Comércio Exterior foi o tema predominante. Além da palestra, Ana Paula também apresentou as vantagens do BIMachine - poderosa plataforma de criação de projetos Cloud Business Intelligence para análise de negócios, bem como contou como a empresa iniciou suas atividades.


A plataforma é composta de um portal Web, app Mobile, ferramentas de suporte, gestão e infraestrutura – todos por computação em nuvem, compatível com qualquer tamanho ou estrutura organizacional, permitindo o desenvolvimento ágil de soluções analíticas completas, voltadas a diferentes segmentos de mercado.



A revisão contínua dos processos para que se tornem menos burocráticos e mais eficientes é um dos pilares para um comércio internacional ágil e que busca a organização das atividades, sempre com vistos à redução de custos e ao aperfeiçoamento do fluxo de trabalho.


Podemos citar como principais benefícios de uma plataforma de BI para essa área - além da simplificação da gestão do comércio exterior, melhoria na eficiência dos processos, foco nas estratégias para a empresa ter mais vantagem competitiva em relação aos concorrentes, facilidade nas tomadas de decisão - inclusive devido ao maior acesso aos dados mais precisos, a integração de sistemas, a centralização das informações e a consistência nos processos.



“Desde o princípio nosso desejo era um produto que fosse escalável e que conseguisse crescer de forma rápida, sem precisar de uma equipe tão grande. Ou seja, desejávamos atender diversos países sem sair da nossa sede”, revela Ana Paula.

A executiva contou ainda que a preparação da BIMachine para sua internacionalização foi feita quando ainda não haviam clientes. “Antes de pensar em internacionalizar a empresa, nós já pensávamos em internacionalizar o projeto”, acrescenta.


Além disso, a organização começou prestando consultorias, experiência utilizada para produzir, posteriormente, a plataforma BI de forma escalável e com foco na inteligência comercial.


“Minha maior dúvida era se as aplicações analíticas desenvolvidas no Brasil serviriam para outros países. Então, todo nosso processo de validação foi baseado na história, fazendo pesquisa e conversando com diversos gestores. Foi aí que compreendi que minhas aplicações poderiam ser implementadas em qualquer negócio do mundo”, diz.

Ana Paula explica que as dores das empresas internacionais são as mesmas, independente de atuarem na Colômbia, Bolívia ou México. “Compreendi que se o lugar tiver as mesmas características estruturais é possível implementar a ferramenta”, completa.


No entanto, claro, cada uma dessas empresas estão em níveis de maturidade diferentes.

“É isso que vai direcionar a nossa conversa e a minha oferta. Temos uma loja de aplicações com diferentes soluções, o que permite que a BIMachine ofereça uma experiência analítica aos clientes”, acrescenta.

Vale ressaltar que quando a executiva se refere à implementação de sistemas de análise de dados de BI, não está falando apenas de tecnologia. “Se trata de uma mudança cultual para a gestão da empresa”, acredita.


Em um mercado altamente competitivo, onde as organizações procuram diferenciais valorizados pelo público-alvo, o investimento nessas plataformas é uma excelente alternativa para aumentar a performance e a rentabilidade do negócio.

plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


21 visualizações0 comentário
bottom of page