Pequenas empresas na linha de frente recuperação econômica

Hoje, mais do que nunca, precisamos falar sobre as pequenas empresas, afinal, essas organizações podem contribuir com U$ 9 bi para o PIB do país até 2024, segundo pesquisa da Cisco. Ou seja, estamos falando de um acréscimo de US$ 2,3 trilhões ao PIB mundial.


No entanto, em tempos de pandemia, o grande desafio é como fomentar o crescimento e garantir a competitividade das PME´s e, claro, sobreviver em um futuro tão cheio de incertezas.


Focar na gestão do negócio, utilizando o Business Intelligence, mais especificamente a cultura de dados, é a maneira mais ágil e eficaz de fazer isso. Aliás, essa história de que apenas grandes corporações podem olhar para soluções de inteligência de negócios, e implementá-las com sucesso, já não cabe mais como justificativa para não investir.

Pelo contrário, diante do potencial dessas organizações, fornecedores já oferecem ferramentas adequadas à realidade de qualquer estrutura empresarial. Porém, não basta implementar as melhores ferramentas sem que haja uma mudança de consciência diante desse processo urgente de digitalização dos negócios.


Case de Sucesso: Mave melhora gestão, vendas e recebimentos com BIMachine


Veja bem, a maioria das PME´s não usa todos os dados que poderia, segundo apontou o Gartner no estudo 100 Data and Analytics Predictions Through 2021. De acordo com a pesquisa, nos últimos três anos, as instituições organizacionais produziram mais de 90% do total de dados armazenados historicamente. No entanto, grande parte dessas informações ainda não é transformada em inteligência e riqueza estratégica para a organização.


E são os dados que fornecem insights de valor, pois detectam as informações mais importantes, filtram elementos úteis para a estratégia da empresa e, consequentemente, guiam de forma assertiva às tomadas de decisão e projetos do negócio.


Se as soluções já podem ser aplicadas em todos os tipos de companhias e são essenciais para o futuro dos negócios, o que está faltando para esse fomento que falamos no início deste artigo? A resposta é simples: uma cultura data driven que compreenda todas as áreas da organização.


A boa notícia é que estamos no caminho certo, visto que 62% das pequenas empresas já acreditam que a digitalização de negócios é fundamental para que a organização se torne mais resiliente no futuro.


Sobre o que vem pela frente, a maior certeza que temos é que as PME´s serão protagonistas na recuperação econômica após a pandemia. Sendo assim, investir em tecnologia BI é pré-requisito para fazer parte desse futuro.


Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #dados #analises

Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

Política de Privacidade

© 2020 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
Selo_Cubo_Startup.png
Logo Analytics.webp
martechs_512_2x.png