Por que o BI é importante para o financeiro?

Por que o BI é importante para o financeiro?

Atualizado: Jan 8




Business Intelligence para o setor financeiro!


Os colaboradores de um departamento financeiro, em geral, estão sempre repletos de atividades manuais, passam grande parte do tempo produzindo relatórios, gerando estatísticas, horas e horas em frente a planilhas de Excel. Mas e se houvesse uma forma para aproveitar melhor essas informações e otimizar esses processos?


Pois há! Ao aplicar o Business Intelligence neste setor, é possível tirá-lo somente das funções de back-office e trazê-lo para um ambiente de análises e insights que funcionem como orientadores para que CFOs, CEOs e outros gestores possam tomar decisões mais assertivas.


Com a aplicação de ferramentas e metodologia de BI, todas as planilhas e estatísticas darão origem a informações claras e concisas, que serão capazes de aconselhar diversas áreas da empresa de forma pró-ativa.


Como começar a usar o BI no departamento financeiro?

Uma vez que a cultura do BI já esteja bem explicada ao departamento, é hora de iniciar com tudo sua utilização. E assim que os colaboradores do financeiro já estiverem realmente adeptos desta solução, poderão ver até 80% de seu tempo aproveitado para análise e aplicação de dados a tarefas, decisões e ações, e muito menos para coletá-los.

Desta forma, todos estarão trabalhando muito mais no presente, a favor do futuro, e com muito mais poder de colaboração com gerentes de diversas áreas.


Alguns dos ótimos resultados que podem ser obtidos da migração das planilhas para o BI são decisões que levarão a otimização de preços, melhor distribuição de investimentos e estoques, mais rentabilidade de produtos, entre outros.


Passo a Passo

Para chegar a esse cenário, o primeiro passo é construir um ambiente de data warehousing que contenha os dados de que o departamento financeiro precisa, com todas as regras e cálculos necessários já aplicados. Conciliados aos relatórios operacionais de contabilidade geral, esses dados se tornarão uma fonte única de informações para que se extraia do BI relatórios, análises, ferramentas de planejamento e painéis.


É importante também capacitar os colaboradores do setor de finanças para que acessem todo esse material sem precisar do auxílio de um profissional de TI.



Além disso, alguns outros fatores merecem atenção quando falamos na aplicação de BI ao setor de finanças, são eles:


Um responsável pela mudança: Eleja um profissional para gerenciar a aplicação do BI dentro do setor financeiro. Essa pessoa deverá acompanhar de perto todos os processos e assegurar que eles estejam sendo bem realizados, e, principalmente, que não haja pânico na mudança de cultura. Para isso, muita informação, paciência e treinamento.


Um parceiro técnico especializado: Conte com um parceiro especializado em BI, uma empresa que entenda dos benefícios do BI para todos os setores corporativos – incluindo o de finanças. Isso tornará muito menos complexas as tarefas de compilação de fontes e dados, organização, estruturação, análise e distribuição das informações.

Além disso, o parceiro estará sempre lá para ajudar a superar eventuais obstáculos que surjam no percurso.


Homogeneização: As integrações necessárias para que os dados façam parte de uma única fonte de informação podem ser uma tarefa árdua, mas lembre-se: é essencial para a saúde de uma empresa que opta por utilizar BI.


Assegurando essa etapa, você reduzirá consideravelmente as chances de encontrar dados que não representam nada de interessante para a empresa, ou pior, que não estejam de acordo com as demais informações captadas, dificultando análises e podendo até mesmo orientar erroneamente algumas decisões.


Você no controle de seu negócio


Transforme dados em insights com o BIMachine. Venha bater um papo conosco e saiba como podes lhe ajudar a impulsionar os seus negócios.


#financeiro #bimachine #businessintelligence #bi

0 visualização
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png