top of page

Portal ERP: BI para ver melhor o sistema ERP

Atualizado: 29 de set. de 2020

sistema erp

Você comprou um sistema ERP e integrou, profissionalizou e automatizou a gestão de diversos ou todos os setores da sua empresa? Parabéns, foi uma escolha muito acertada.


Entretanto, desculpe se estrago sua felicidade, mas se você também não adicionou a esta gestão um sistema de BI, a eficácia tanto do ERP quanto (e principalmente) de suas operações e controles pode estar limitada.


Isto porque ter todos os dados sobre tudo não faz com que toda a empresa enxergue o todo. A frase pode parecer um mero trocadilho, jogo de palavras, mas não é: o ERP traz, sim, informações sobre todas as áreas conectadas ao sistema, porém não promove análise alguma. E dado por dado é conteúdo vazio.


Por exemplo: saber os números de vendas, entradas e saídas de estoque de todos os seus pontos de venda é bom. Mas poder cruzar estes dados com horários, sazonalidades, regiões, comportamentos de compra, mesclá-los com informações provenientes da logística e da distribuição permitirá traçar análises que levarão a um maior entendimento sobre os perfis de consumidor de cada local, entre outras tantas avaliações e compreensões que podem ser feitas, gerando decisões assertivas e ações rentáveis.


É isso que a integração do sistema ERP ao BI permite: visão, mais do que apenas visibilidade. Expansão da compreensão operacional, comercial e gerencial. Aumento das possibilidades de análise do negócio, o que, inevitavelmente, amplia também o poder de identificação tanto de oportunidades quanto de falhas.


Ah, as falhas. Onde estão os gaps do seu negócio? Só com o ERP, muitas vezes, é difícil perceber. Mas relatórios, gráficos e dashboards detalhados possibilitarão analisar processos, operações, rotinas, departamentos inteiros, resultando em maior facilidade na verificação de possíveis gaps.


Isso é importante para que seja possível antecipar ou reconhecer precocemente possíveis gargalos e corrigi-los antes que afetem – ou afetem mais – o negócio.


Sem falar na integração departamental e pessoal. Quem nunca ouviu reclamação de operações em silos? Uma área não sabe o que a outra faz, os erros e retrabalhos se acumulam… Tudo isso é tão comum quanto desnecessário: com o BI integrado ao sistema ERP, interligar as áreas por meio da informação circulante e analisada é prático, ágil e inteligente, resultando em muito mais capacidade de ação conjunta, muito mais geração de potenciais de crescimento e desenvolvimento internos, muito mais benefícios para a operação lá na ponta.


O ser humano gosta de ver, sentir, palpar. É assim que reconhecemos o mundo. No âmbito corporativo isso não precisa ser diferente, e a integração ERP/BI é a resposta para entregar a colaboradores e gestores de todas as áreas os sentidos que precisam ter para verificar os cenários desejados, tomar as decisões certas, designar as ações mais prudentes e benéficas.


Um ERP sozinho é gestão profissionalizada. Mas somado a um BI é inteligência agregada e utilidade entregue a todo o negócio.


Por Augusto Fleck – CTO BIMachine


Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.



79 visualizações0 comentário
bottom of page