Quatro maneiras de aumentar a competitividade com BI

Atualizado: Jun 4



Selecionamos aqui, algumas das principais maneiras pelas quais o BI impulsiona a competitividade empresarial.


Não há certeza maior no âmbito TI/negócios: ferramentas de Business Intelligence são indispensáveis para toda empresa que busque melhorar sua operação, seus processos e ambientes, sua gestão e decisões, seus resultados e market share.


Segundo uma pesquisa recente do Gartner junto a cerca de 3 mil CIOs, BI é a primeira tecnologia de escolha quando se trata de galgar diferenciação e tornar o negócio mais competitivo.


De fato, adotar BI dentro de uma organização significa buscar maior conhecimento de dados, recursos e capacidades internas, e, com isso, utilizá-los estrategicamente para melhorar processos, serviços e produtos. O BI pode – e deve - ser usado de forma operacional para tornar possíveis estas melhorias.


Confira aqui as quatro maneiras de aumentar a competitividade com BI:


1. Medir o progresso

Soluções de Business Intelligence podem ajudar a criar métricas de performance (os chamados KPIs) para os diferentes setores de uma companhia. Isso pode ser feito a partir de inúmeros fatores, tais como tempo, custo, recursos utilizados, escopo, qualidade e ações. Assim é possível acompanhar diversas tarefas ou projetos e observar se eles estão entregando os resultados esperados, ajustando o que for necessário caso estejam aquém do desejado ou com falhas em sua execução.


2. Criar benchmarks

Para uma empresa que busca a excelência e alta competitividade no mercado, estar em linha com as melhores práticas adotadas na indústria é um diferencial - essa comparação em busca de melhorias é o chamado benchmarking. Com base nisso, o uso do BI pode auxiliar empresas a colocar sua operação acima da média em comparação com seus concorrentes, ganhando em questões como agilidade de processos, produção e redução de custos. Além disso, o benchmarking pode ajudar a identificar empresas que podem ser uma ameaça, analisando seus pontos fortes e como sua companhia pode acirrar a competição e melhorar internamente.


3. Melhorar a gestão e aplicação dos dados

Hoje uma empresa que não tem um domínio aprofundado de seus dados está em sérios apuros. Quanto maior a empresa, mais complexo pode ser este trabalho, em meio a diversos sistemas, informações legadas e outras complicações. Entretanto, o uso do BI pode facilitar este trabalho, gerenciando e organizando seus dados, permitindo acesso a informações e registros de qualquer data com maior eficiência. Além disso, uma estratégia bem implementada de BI para seus dados é uma garantia para um futuro mais sustentado de sua operação.


4. Promover a colaboração interna

Antes do surgimento de sistemas de gestão (ERPs) ou ferramentas de BI, era comum as empresas vivenciarem um distanciamento entre seus departamentos, com pouca ou nenhuma integração e colaboração. Com isso, o armazenamento de informações e a gestão destas ficavam em silos e as companhias perdiam a capacidade de tomar decisões estratégicas baseadas no cruzamento e análise de dados de forma interdisciplinar.

Com o BI, isso muda e a informação corporativa passa a circular e a ser compilada de forma horizontal. Ao analisar dados de maneira interdisciplinar, entre os departamentos, a empresa pode ver como cada setor gera efeitos em outros, propondo melhorias de forma muito mais abrangente.


Integração, colaboração, decisão. Itens que dão poder de fogo para o crescimento das organizações, alavancando a competitividade.

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #plataformaanalytics

29 visualizações
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

© 2019 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
10business_512_2x.png
martechs_512_2x.png