A crise econômica decorrente da pandemia do novo Coronavírus colocou todas as empresas, de todos os setores, frente ao desafio de se adaptar e sobreviverem em um cenário adverso. Inclusive, ela exigiu de muitos negócios a aceleração em seus investimentos de transformação digital, empregando tecnologia para otimizar processos e reduzir custos.
Em um levantamento divulgado pela IT Midia, com diversos CIOs do país, o investimento em analytics apareceu como prioridade neste momento, sendo apontado por 51,2 dos entrevistados. É um fato que diz muito sobre o diferencial que a inteligência de dados traz às empresas para vencer mercados e situações adversas.
Além disso, o estudo apontou que em 90% dos casos as organizações criaram comitês de crise para o momento, colocando o setor de TI como agente ativo na tomada de decisões. Inclusive, em 15% destes casos, o time de tecnologia liderava as iniciativas destes comitês.
CLAREZA NOS NÚMEROS
Em um momento de tantas incertezas, ter um panorama de sua empresa, através da coleta e análise de dados, ajuda a encontrar as melhores respostas para a tomada de decisão. O BI dá aos gestores a possibilidade de analisar custos, redirecionar recursos e reduzir despesas com uma assertividade ímpar.
Segundo um estudo da consultoria norte-americana Burtch Works, analytics está na linha de frente das empresas para solucionar um número gigantesco de questões, especialmente as que tem impacto direto da pandemia. Abaixo listamos algumas.
Supply chain;
Análise de comportamento do cliente;
Atendimento ao consumidor e fornecedores;
Simulações de cenários econômicos;
Acompanhamento de questões de RH (afastamento de funcionários, etc.);
Indicadores de desempenho em empresas que adotaram home office;
Análise de mercado externo e impactos no negócio.
Segundo aponta o Gartner, a sua empresa pode começar a se beneficiar do BI neste momento, a partir de alguns passos essenciais:
- Estude e gere cenários de recuperação de seu negócio, tomando previsões e análises gerais de mercado como ponto de partir para a tomada de decisão em seus serviços, produtos e campanhas.
- Foco na antecipação de tendências de negócio, compartilhando estas informações para a organização como um todo.
- Identificar caminhos alternativos para a oferta de produtos e serviços.
- Automação e revisão constante do planejamento dos processos.
Todos estes passos, aliados a uma política robusta de acompanhamento de indicadores e resultados, assim como o suporte tecnológico adequado, podem ser grandes aliados para a retomada das empresas neste delicado momento. Mas o fato já está aí: quem não colocar a informação como instrumento crítico de recuperação de seu negócio, já sai em desvantagem.
Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!
Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.
Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.
留言