top of page

BIMachine incrementa resultados na indústria alimentícia

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Apesar de todos os percalços causados pela pandemia do Novo Coronavírus, a indústria brasileira de alimentos e bebidas registrou crescimento de 0,8% em faturamento e de 2,7% em produção física no primeiro semestre de 2020. Além disso, houve um salto de 9,7% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo pesquisa do IBGE.


Diante desses dados e da expectativa de maior crescimento ainda, as empresas estão buscando respostas para a seguinte pergunta: como incrementar resultados em meio a um mercado cada vez mais competitivo?


Uma dessas respostas tem a ver com a cultura Data-Driven, ou seja, a conscientização de que a complexidade da indústria alimentícia exige que as decisões estratégicas sejam um processo embasado e seguro, atualizado não por suposições, projeções ou evidências empíricas, mas por dados reais e bem analisados.



Foi pensando na construção de melhorias dos negócios e otimização da produção e da sua equipe que o coordenador de TI, controladoria e custos da Bom Princípio Alimentos, Patrick Rosa, sugeriu a implementação da ferramenta da BIMachine.

“Percebi a necessidade de uma gestão voltada a dados. E, após avaliar algumas das principais soluções do país, optamos pela BIMachine. A partir daí, todas as áreas começaram a usar a ferramenta. A velocidade da implantação foi surpreendente, pois, em 30 dias já estávamos tomando todas as decisões baseados nos dados proporcionados pelo projeto”, conta.

A Bom Princípio, com mais de 19 anos de mercado, adquiriu uma ferramenta pronta para área comercial.

“A solução veio com vários indicadores importantes e outros que inserimos aqui dentro. Esse foi um dos motivos que escolhemos a BIMachine, pela possibilidade de adaptarmos o aplicativo às necessidades da empresa”, elogiou.

Todas as campanhas de vendas já são baseadas em dados.

“Hoje nós temos televisores espalhados pela indústria mostrando como estão os indicadores. Somos uma empresa de emoções, mas os dados estão vivos na organização”, comentou

A relação entre a visão inovadora da Bom Princípio e a ferramenta foi fundamental para que a competitividade continuasse sendo um dos pilares que sustentam tradição e qualidade.

“O projeto nos traz indicadores de uma forma clara e centralizada. Nosso BI é um case de sucesso porque ele já está casado com todas as áreas da empresa”, revela.

Ele explica que a facilidade na utilização da solução chamou a atenção da equipe. “Olhamos na tela e já sabemos o que temos que fazer. Ademais, estamos desenvolvendo o mapa de calor, onde conseguimos ver onde os picos de venda se encontram e tomar as decisões mais eficazes.





Para o executivo, a ferramenta se destaca também pela agilidade com que os dados são levados à nuvem. “Enviamos essas informações e as mesmas podem ser acessadas em qualquer local. Além disso, existe muita praticidade na hora de inserir e migrar esses dados”, concluiu Rosa.


Outra empresa que está seguindo os passos da Bom Princípio é a Fritz & Frida - empresa do Grupo Fröhlich que atua com um mix de aproximadamente 300 produtos, como grãos, cereais, farináceos, temperos, sobremesas, chás e enlatados -, conforme explica o seu analista de Vendas, Arthur Weber.

“Nosso projeto está em fase embrionária, mas a cultura Data-Driven já está sendo inserida na indústria há algum tempo”, contou.


A empresa, que tem 65 anos de atuação, buscava no mercado um sistema para auxiliar em demandas de gestão, como a coleta, organização, distribuição e potencialização do uso de dados, permitindo a análise detalhada do conteúdo disponível na empresa para geração de informações consistentes de negócios, capazes de nortear decisões e ações assertivas.

“Antes, precisávamos olhar para o que já deu errado e tomar as decisões a partir daí. Nossa ideia com a solução foi captar e analisar informações para prevenir as adversidades antes delas acontecerem”, explicou.

Após analisar mais de quatro concorrentes, a BIMachine foi escolhida pela semelhança com a indústria em sua forma responsável de atuar, segundo o executivo.

“Percebemos que a solução era exatamente como precisávamos: simples, mas completa”, revelou.

A agilidade permitida pela plataforma para a inserção e implantação de aplicações de negócio, tornou muito mais prático e rápido o processo de onboarding.

“Isso encurtou e tornou mais amigável o caminho entre a aquisição da ferramenta e o efetivo início de sua utilização”, complementou.

Ao longo dos próximos meses, a projeção da Fritz & Frida é expandir a utilização do BIMachine para outras áreas de negócio, além do Comercial.


Estas e outras empresas já entenderam que sem o poder da análise assertiva de dados, as estratégias de crescimento de players do setor correm o risco de ficar (bem) aquém dos resultados esperados.


Além disso, é da efetiva análise das informações coletadas e geradas que se poderá ter mais previsibilidade e gestão sobre o processo produtivo, bem como insumos suficientes para definir estratégias comerciais que resultarão em incremento da receita e, é claro, do lucro final.



Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page