top of page

Como o BI mostra novos caminhos de crescimento para a indústria? Conheça casos de sucesso.

Atualizado: 3 de mai. de 2021

A indústria brasileira viveu anos difíceis desde 2014, enfrentando um período de recessão que, recentemente, foi revertido por uma tímida retomada do crescimento, que em 2018 foi de 1,3%. O cenário acabou se agravando em função da recente crise ocasionada pelo novo Coronavírus, com quedas produtivas de mais de 70%, segundo levantamento da CNI.

Em um cenário complicado como este, em que a instabilidade econômica afeta o desempenho industrial, é preciso ser ainda mais competitivo neste nicho. E, disto, a BIMachine entende bem: na carteira de clientes, nomes da indústria como Martiplast, Tabone, Rinaldi, Peccin e outros despontaram como cases de sucesso no uso da tecnologia para incremento da produtividade, competitividade e lucratividade


“A tecnologia vem para transformar a maneira como empresas de manufatura lidam com suas operações. Hoje, organizações que não estão atentas à digitalização perdem dinheiro e competitividade de forma galopante”, aponta Augusto Fleck, diretor de Tecnologia da BIMachine.

Do acompanhamento dos funcionários à gestão de processos, suprimentos, produção e logística, a indústria é um dos segmentos que mais precisa de dados para ser bem gerida. Por isso, é uma das verticais que mais tem a ganhar com a tecnologia de Business Intelligence.


Neste âmbito, os especialistas são enfáticos em afirmar: ferramentas de BI podem trazer o diferencial necessário para conferir mais eficiência, flexibilidade e visibilidade, baseando-se na coleta e análise do imenso fluxo de dados - estruturados e não-estruturados - que é produzido nos diversos departamentos de uma indústria. 


Uma realidade que já vem sendo vivenciada: segundo estudo da McKinsey, 69% dos gestores industriais acreditam que o uso de BI em áreas como manutenção preditiva de equipamentos, marketing e análise de produtos é crucial para o sucesso dos negócios. 


Com o BI, gestores de indústrias podem ter conhecimento mais assertivo da organização, compilando dados de diferentes setores em interfaces simplificadas, com indicadores de performance (KPIs) e resultados. Isso contribui para uma tomada mais segura e informada das decisões, reduzindo o risco estratégico para o negócio.


Outro reflexo desta transformação se dá pelo ganho de eficiência operacional. O uso do BI acelera o ritmo de melhoria nos processos internos, por meio da análise rápida de grandes volumes de dados, gerados em diversos departamentos. Assim, gestores podem analisar fatores, como performance das equipes, custos, qualidade de produtos, e, a partir disso, melhorar os ambientes e métodos com a alocação apropriada de recursos. 


As melhorias também vêm na gestão financeira. As ferramentas de BI podem ser empregadas para analisar lucros e perdas na operação, otimizando recursos e melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) realizado.

“É possível identificar novos caminhos para rentabilizar as capacidades produtivas do negócio, assim como reavaliar o custo benefício de estratégias que estão com rendimento abaixo do esperado”, explica o CEO da BIMachine, Douglas Scheibler.

Questões como controle logístico e produtivo também são atendidas pelo BI, por meio da análise de dados que conferem a agilidade necessária para garantir entregas com a precisão e qualidade adequada, além de diminuir riscos de falha nestes processos.


Quanto a estoque e armazenamento, as empresas também podem qualificar o controle de seus estoques com o BI, analisando informações para rastrear e controlar melhor as matérias-primas e lotes de produtos. Estas soluções também podem ser usadas nos testes de novos produtos, colaborando na melhoria de processos e soluções de possíveis problemas na hora de mandá-los para a linha de produção. CONFIRA EXEMPLOS DE SUCESSO


Muitas foram as aplicações comprovadas por clientes BIMachine. Na Tabone, por exemplo, houve obtenção de nada menos do que cem por cento de assertividade nas informações geradas pelo sistema de gestão (ERP). 


A fabricante de fitas de borda e puxadores com sede em Caxias do Sul, que atende aos principais polos moveleiros nacionais e também oferece serviços focados em projetos técnicos para os segmentos de eletrodomésticos, cosméticos, entre outros, comemorou tal resultado graças aos insights trazidos pela automatização de processos relativos a dados fornecidos pelo BIMachine.


Antes da plataforma BIMachine, a Tabone utilizava outra solução de BI, com a qual enfrentava problemas como a necessidade de extração manual de dados do sistema de gestão e inserção em planilhas para refinamento e tomada de decisão. Isso, muitas vezes, ocasionava o envio de informações incorretas para os usuários finais e direção ou ainda, gerava retrabalho em conferência de dados e na identificação de falhas ao longo de todo o processo. 


“Outra questão é que, mesmo já possuindo uma plataforma de BI, não tínhamos recursos como APP mobile e acesso WEB, o que hoje com o BIMachine facilita o comando das ações e tomada de decisões a partir de qualquer lugar, contando, ainda, com dashboards interativos e de rápida construção, bem como monitoramento de forma próativa”, comenta Sandro Hunter, Gestor TI da Tabone.

No Grupo Martiplast, que fabrica em torno de 600 produtos e comporta as marcas Ou e Yoy, a satisfação não foi diferente. A empresa obteve sucesso com o BIMachine em controle de inadimplência, de verbas contratuais e de mercadorias a receber, além de maior estreitamento entre o faturamento obtido X a meta estipulada, gestão da capacidade de expedição e gerenciamento de fornecedores. 


Hoje, com o BI, hoje os colaboradores da Martiplast não perdem tempo fazendo relatórios. Isto fica com a ferramenta, enquanto os usuários-chave fazem análises que realmente impactam as decisões e ações de negócio. 


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page