top of page

O BI é válido para qualquer tamanho de empresa que deseje impulsionar os negócios

  • Foto do escritor: Eduarda Wenzel
    Eduarda Wenzel
  • 11 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Humanização de dados foi um dos temas apresentados durante o BIMachine Moving - evento online criado para debater a geração de informação inteligente. Na ocasião, o diretor de Operações de Tecnologia da CISS, Adriano Cagnini, o diretor da Soluções Integradas Verdes Vales, Guilherme Kessler e o CEO da BIMachine, Douglas Scheibler refletiram sobre seus negócios, a cultura de análise de dados e a melhor forma de aplicar uma gestão data driven dentro da sua realidade.


- Confira também: Clique aqui e assista ao BIMachine Moving completo!


Douglas Scheibler

Scheibler iniciou o painel apresentando dados interessantes sobre o uso da plataforma nos dois ambientes e destacou que as operações se assemelham quanto ao nível de implantação e utilização. O executivo levantou a questão do processo de cultura, pessoas e tecnologia e questionou como os gestores participantes percebiam esse aspecto na estrutura operacional de cada organização.


Cagnini explicou que o processo de planejamento estratégico define os objetivos da empresa, e estes se ramificam para todos os setores da organização, definindo os indicadores, tanto os resultados como os direcionadores. Para ele, o BI é cultura e essa consciência faz toda diferença para a expansão do negócio.

Adriano Cagnini
“Quando precisamos tomar qualquer decisão é no BI que buscamos. Essa é a ferramenta padrão para decidir qualquer coisa dentro da organização. Assim, claro, os diretores não precisam solicitar um relatório de Excel e aguardar que seja feito. Os dados estão ali, em tempo real”, conta.

Muitos dos projetos da empresa estão focados em formar pessoas e desenvolver colaboradores, conforme Cagnini explica. “E esses indicadores medimos através de BI. Nossa plataforma de e-learning é onde os colaboradores têm seu mapa de treinamento e, evidentemente, há o processo de integração dessas tecnologias, permitindo que possamos acompanhar o processo de capacitação e a evolução desses profissionais e dos treinamentos em tempo real”, contou.


Para a CISS, que é uma empresa de tecnologia, encontrar um parceiro como a BIMachine foi extremamente importante. “Essa é uma estratégia acertada, visto que não se pode desenvolver tudo “dentro de casa'', revelou Cagnini.

Guilherme Kessler

A rapidez na tomada de decisões também foi o que incentivou o Grupo Verdes Vales a buscar um parceiro de BI, como explicou Kessler.

“Sempre nos orgulhamos em pagar PPR (Programa de Participação de Resultados) aos funcionários e a ferramenta auxiliou nesse processo, visto que os colaboradores têm condições de analisar a performance do departamento, da loja e da empresa na hora, sem precisar esperar o final do mês para isso. Nesse cenário de pessoas, investimos constantemente em treinamento e somos medidos por indicadores”, disse.

O diretor lembrou do ano difícil vivido em 2020. “Passamos por uma crise por conta de dois fatores: a seca, que provocou 50% de quebra na produção; e a pandemia. O BI entra nesse processo para nos fornecer mais rapidez na tomada de decisão”, diz. O mais difícil para a empresa está sendo criar essa cultura das análises por dados, mas a expectativa é positiva.


“Sempre investimos muito em treinamento e como somos todos medidos por indicadores, com o BI se tornou muito fácil ter acesso à produtividade de cada equipe e setor, o que deve impulsionar a “briga” por qualidade, pois isso motiva as pessoas”, revela. Kessler acredita que muitos fatores não são expostos na solução, mas estão lá. “O BI é válido para qualquer tamanho de empresa que deseje impulsionar os negócios. É preciso utilizar para ver o quanto de oportunidade essa tecnologia proporciona, por mais simples que ela seja”, conclui.

Embora o desafio em assimilar esse processo de dados no centro do negócio exista, o diretor conta que as pessoas estão começando a entender que sem essa tecnologia estaremos à deriva. “Afinal, ninguém mais vai abrir cinco ou seis janelas para obter indicadores. Não há mais espaço para isso. BI é transparência, engajamento, reação rápida e sucesso”, conclui Kessler.


Em sua 6ª edição, o BIMachine Moving reuniu mais de 2000 participantes ao vivo, contando com diretores, gerentes, executivos e tomadores de decisão de empresas que buscam discutir a expansão dos seus negócios, aumento da rentabilidade de suas companhias a partir da análise de informação com a tecnologia de inteligência de negócios.

plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!


Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.

Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.

2 Comments


hixiw82966
Apr 30

E aí, tudo certo? Esse tema realmente dá pano pra manga! Muita gente ignora o ponto crucial: conseguir o capital inicial. Achei uma informação interessante sobre aplicativos de cassino que funcionam super bem no celular. Dá pra jogar de qualquer lugar, com total segurança e sem travar, mesmo com internet fraca. Se for experimentar algo nesse caminho, plataformas assim são bem completas — depósitos, saques e suporte direto pelo app. Vale conferir se esse estilo de jogo encaixa com seu perfil antes de investir.

Like

faweti2196
Apr 30

Olá pessoal. Expansão empresarial é um assunto interessante, mas ninguém fala sobre onde obter capital para começar um negócio. Ouvi dizer que algumas pessoas ganharam seus capitais iniciais em jogos de azar. Quais plataformas posso experimentar?

Like
Lajeado

Rua Alberto Torres, 613, sala 301, Centro

Lajeado - RS - Brasil

CEP 95900-188

Política de Privacidade

© 2022 BIMachine.

Todos os direitos reservados.

São Paulo

Av. das Nações Unidas 14401, Torre Tarumã, Chácara Santo Antônio

São Paulo - SP - Brasil

CEP  04794-000

Porto Alegre

Rua Praça XV de Novembro, 66,
Centro Histórico

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90020-080

scaleup_512_2x.png
gptw_512_2x.png
Selo_Cubo_Startup_positivo_degrade_RGB.p
Logo Analytics.webp
martechs_512_2x.png
bottom of page