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Rede de franquias conquista autonomia e assertividade com plataforma BIMachine

Atualizado: 18 de jul. de 2022

Você sabe como a plataforma BIMachine pode ajudar a potencializar o seu negócio através de uma gestão orientada a dados, como vem fazendo com mais de 400 clientes?


Quer saber mais?

Continue lendo o artigo produzido a partir do terceiro episódio da Websérie: Empresa Orientada a Dados, transmitido ao vivo pelo Youtube em 14 de junho, e descubra como a The Coffee iniciou a sua jornada e vem impulsionando o seu negócio com Business Intelligence.


Todos os meses, um novo case, uma jornada única!

Centralizar os dados para qualificar a gestão com informações precisas e ágeis em tempo real, ampliar o número de franqueados, acessar relatórios mais focados em vendas e, consequentemente aumentar o faturamento. Estas foram as necessidades que levaram a The Coffee a implantar a plataforma BIMachine em novembro do ano passado. Em pouco mais de oito meses, a rede de franquias de café urbano já conta com aproximadamente 200 usuários ativos na plataforma.


"O maior ganho é ver nossos profissionais utilizando e gostando da plataforma, com análises bem assertivas, assim como nossos franqueados, tendo informação mais fácil de análise, em tempo real, na palma da mão".

Master data da The Coffee


Uma jornada de 8 meses, com avanços do BI para todas as áreas

A implantação da plataforma de BI iniciou no setor comercial, a partir da necessidade de eliminar relatórios e planilhas manuais, que demoravam a ser concluídos em virtude da descentralização no levantamento das informações. As primeiras entregas foram em fevereiro deste ano, inicialmente lançadas só para usuários internos como forma de teste. Atualmente todos os franqueados têm acesso à plataforma, que já foi ampliada para várias áreas da rede, incluindo faturamento, vendas e marketing.

O próximo passo é incluir todos os setores dentro do BI, com métricas, necessidades e alinhamentos, para futuramente avançar com dados externos.


"A plataforma facilitou muito a nossa rotina, com faturamento na palma da mão em tempo real. Foram três meses de estruturação e alinhamento para deixar o projeto simples e performático. A ferramenta é automatizada e depois de implantada se alimenta sozinha, com facilidades de uso que atendem todas as necessidades. Atualmente está adaptada para franqueados internacionais, conforme a língua e a moeda de cada país, e vem facilitando a vida de todos para definir as estratégias de mercado", afirma Guilherme.

Nosso propósito é empoderar pessoas para impulsionar negócios!

A afirmação da The Coffee vem ao encontro do objetivo da BIMachine, de entregar autonomia aos usuários e empoderar pessoas para impulsionar negócios, com a estruturação do projeto num formato em que o dashboard seja o painel de controle em real time, para visualização e mudança de rotas e estratégias em tempo hábil para atingir metas, entender perfil de consumo e de clientes, avaliando o negócio como um todo.


Os modelos seguem de base para apoiar equipes de compras, suprimentos, perfil de consumo, campanhas de marketing, fornecendo um panorama comercial e de faturamento, que vai se desdobrando por horário, dias da semana, produtos e locais, definindo o rumo do negócio, com estruturação de dashboards para todas as áreas e acesso mobile em tempo real para todos os usuários.


“É um processo que se faz aos poucos, porque inclui a mudança de cultura das pessoas para utilizar a ferramenta, e a visão de como a tecnologia pode nos auxiliar e apoiar para analisar e potencializar nossos negócios”, sinaliza Guilherme, que aponta o atendimento rápido, com várias formas de tirar dúvidas sobre a plataforma, como um dos principais motivos para esta autonomia proporcionada aos clientes BIMachine. “A plataforma é autoexplicativa, intuitiva e autodidata, além disso, temos atendimento muito rápido através de reuniões, chats, quadros apresentados ao vivo, entre outras facilidades de contato”, salienta o Master Data da The Coffee.

Você conhece a The Coffee?

A rede de cafés urbanos especiais é uma marca brasileira, inspirada no conceito das cafeterias japonesas e focada na simplicidade, minimalismo e agilidade. Nasceu em Curitiba, após viagens dos irmãos Alexandre, Carlos e Luis Fertonati ao Japão, em 2017, quando o trio decidiu trazer a cultura To Go para o Brasil.

  • + de 170 lojas em 5 países (Colômbia, França, Espanha e Portugal)

  • 87 funcionários I 674 baristas

  • 416 mil clientes/mês

  • 6 milhões de bebidas vendidas em 2021

  • Aquisição de + de 108 toneladas de cafés de produtores brasileiros


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