Cidade inteligente e cultura data driven: o futuro já chegou

Atualizado: Mai 3

A BIMachine marcou presença no InovaTecnovates, evento que abordou esse ano o tema LGPD e Soluções Tecnológicas para Cidades Inteligentes, nas cinco áreas temáticas que serão abordadas pelo CRIE Smart Cities, em 2021.

Confira aqui o Painel completo sobre Soluções Tecnológicas para Cidades Inteligentes.


Na ocasião, o Assistente de Marketing da BIMachine, Gustavo André Hauschild, falou no painel sobre Gestão dos Serviços Públicos. O profissional iniciou traçando a trajetória da empresa, que possui mais de 400 clientes, 4 mil projetos e cerca de 11 mil usuários.

Sobre as cidades inteligentes, Hauschild alertou que a tendência do brasileiro é pensar que para ser smart city é necessário se igualar às cidades do Japão, com toda tecnologia que oferecem, além de metrôs automatizados e outros robôs espalhados.

“Embora esse modelo seja um importante pilar da tecnologia, é possível iniciar esse processo fazendo a melhor governança dos dados nos órgãos públicos, por exemplo. Temos cases importantes de serviços que passaram por uma transformação digital rápida e efetiva, mas ainda vemos muitas prefeituras com 100% dos seus processos totalmente manuais”, explica.

É a falta de uma cultura data driven que torna maior a burocratização e menor a velocidade na execução das demandas. O executivo citou algumas histórias de sucesso, como as das prefeituras de Natal (RN), Niterói (RJ) e Frederico Westphalen (RS), todos clientes da BIMachine.

“Essa última, inclusive, ganhou como case de projeto inovador. Eles começaram na parte financeira, integrando dados com a Secretaria da Fazenda. Esse processo foi trazendo inteligência, redução de custos e, com a centralização rápida e intuitiva, o cidadão conseguiu perceber as mudanças na prática”, contou.

Leia também: Prefeitura gaúcha ganha prêmio por uso de Business Intelligence


Além da rapidez e eficiência dos serviços, a comunidade também está acompanhando a performance da prefeitura através de telas espalhadas pela cidade. Vale ressaltar que isso também é exemplo de cidade inteligente.



Mas esse é apenas um dos cases de sucessos nesse universo data driven. A BIMachine implementou a plataforma de análise de negócios em diversas empresas privadas e órgãos públicos, todos com garantia de insights estratégicos e acesso imediato aos dados que resultaram na melhor decisão para o presente e, claro, para permanecer competitivo nesse futuro que já está aí.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


#bimachine #datadriven #businessintelligence #businessanalytics #dados #smartcity #cidadesinteligentes

59 visualizações0 comentário