top of page

Governança de dados é o primeiro passo para uma cultura data driven

Atualizado: 3 de mai. de 2021

A cultura data driven já é uma realidade para muitas empresas e, muito em breve, será também para toda e qualquer organização que deseje se manter ativa e competitiva no mercado.

governança de dados cultura data driven

Porém, alimentar estratégias guiadas por dados exige, além de uma solução adaptável para o seu tipo de negócio, um conjunto de políticas e regras em relação ao uso e à distribuição das informações.


Por isso, a governança de dados é o primeiro passo para uma cultura data driven, ou seja, sem certificar que os dados gerados em determinadas transações estão devidamente armazenados, estruturados e validados, não haverá de fato esse avanço estratégico da empresa. Somente com esses três pilares será possível construir uma organização que tome decisões mais assertivas após analisar as informações mais importantes para o negócio.

analytics na transformação digital

Mas, por qual motivo a governança é tão importante? A resposta é simples: porque se ela não for bem estruturada e estabelecida, a tomada de decisão, muito provavelmente, será prejudicada.


Tivemos por muito tempo a diretoria como responsável pela análise desses indicadores. No entanto, hoje mais do nunca, a democratização de dados é uma realidade, claro, muito em decorrência do grande número de informações que as empresas começaram a produzir.


Para termos uma ideia, 90% dos dados que circulam hoje no mundo foram gerados há apenas dois anos. Ou seja, o fluxo de informação cresce em escala exponencial.


governança de dados

Ao mesmo tempo, temos o presidente e o responsável pela portaria olhando indicadores. Isto é, todos geram e analisam esses dados o tempo todo. É aí que a governança entra novamente, visto que se minha área tem o livre arbítrio de analisar indicadores, tenho que encontrar uma forma de mantê-los seguros, válidos e confiáveis.


Podemos dar um exemplo prático: se o departamento de Recursos Humanos baixa uma ferramenta por sua conta, vai até o ERP da empresa e faz a análise de dados a partir daí, certamente esse indicador não terá um selo de confiabilidade e essa informação pode chegar às pessoas de forma equívoca ou até sair da organização sem ninguém saber.


Para garantir que o dado que estou analisando parta de algumas premissas básicas como segurança e confiabilidade, essas informações precisam estar em local centralizado e com um responsável por elas, independente se for uma multinacional ou uma loja de varejo. Sendo assim, antes de adotar de fato a cultura data driven na sua companhia, invista na governança dos seus dados. Isso é o que vai garantir o sucesso estratégico do seu negócio.


plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


220 visualizações0 comentário
bottom of page