top of page

BI para REALMENTE gerar resultados de negócio

Se sua empresa ainda toma decisões baseadas em achismo, ou subutiliza as ferramentas de Business Intelligence e Business Analytics, usando os dados somente para verificações, análise do que já aconteceu e, no máximo, redução de erros, sem projetar cenários futuros, sem definir espectros que de fato se tornem processos voltados à melhoria da tomada de decisão, então você precisa ler este artigo.

bi resultados para negocio

Vamos entender como usar o BI para, de fato, gerar resultados para o seu negócio?


1. Suporte às tomadas de decisão


Gestores tomam decisões o tempo inteiro e grande parte dessas escolhas definem caminhos ou destinos decisivos para o futuro do negócio. Com o BI, o processo de coleta, organização, análise e monitoramento de informações se torna seguro e eficiente, capaz de prover munição estratégica para que as escolhas mais assertivas sejam feitas.


Através de relatórios, processos de análise online, processamento de eventos complexos, gerenciamento de desempenho dos negócios, benchmarking (observação de métricas do mercado), mineração de texto e análises preditivas, é possível focar nos pontos importantes a serem observados, seja para ver o que está indo bem, o que não está bom e como cada aspecto de um negócio pode ser aperfeiçoado.


2. Otimizando processos


Além de tornar mais assertivo o processo de tomada de decisão, a rotina de trabalho também fica mais ágil, pois os dados estão todos em uma única plataforma, com atualização e integração das informações de diversos sistemas, realizando a conexão entre elas e gerando análises e dashboards que oferecem uma visão abrangente do desempenho da empresa.


Como cada elemento de uma organização é importante para fluidez dos processos de trabalho, o BI facilita a liderança e organização das equipes, definindo papeis de forma alinhada, promovendo a otimização necessária para se manter competitivo em um mercado cada vez mais ágil e dinâmico.


3. Reduzindo custos


Ao identificar os gargalos que afetam a produção, o BI permite que gastos com iniciativas que não trazem ganhos eficientes sejam suspensos. Dessa forma, é possível excluir ações e recursos ineficientes em curso. O BI também evita o desperdício de materiais e evita a execução de tarefas redundantes e com pouco valor agregado, o que também diminui os custos e, consequentemente, aumenta a produtividade.


Com os gestores monitorando e qualificando perdas para determinar quais processos precisam ser revistos, também é possível fazer investimentos assertivos em ações que implicam efetivamente no crescimento da empresa.


4. Previsão de demandas


Fazer um bom planejamento das demandas de consumo também é um dos benefícios que o BI proporciona. Isso porque permite o histórico do que acontece no ciclo da empresa, identificando épocas de sazonalidade, por exemplo. Dessa forma, é possível se preparar para os períodos em que a necessidade de produtos ou serviços é maior, ou menor.


BI como protagonista do negócio


Na prática, o BI ajuda você a conhecer o seu negócio baseando-se em evidências. Ele também facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão, identificando perdas no sistema, problemas e obstáculos, bem como resultados positivos e as melhores oportunidades.


Por fim, uma plataforma que promove inteligência na análise de dados também faz com que a entrega de resultados ocorra no tempo certo, para a pessoa exata e com o compartilhamento das informações mais valiosas sobre o comportamento de seus clientes.

Em um mundo movido à dados, o BI estrutura as informações, fazendo com que conversem entre si, refinando, avaliando e orientando estrategicamente para aumentar a competitividade, escalabilidade e produtividade das empresas.

plataforma bimachine

Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!

Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.


Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.


88 visualizações0 comentário
bottom of page